Fotos: Nucri TJRR
Pássaros de diversas espécies já estão frequentando as casas suspensas do jardim Tia Santa, revitalizado este mês na Escola Estadual Militarizada Vitória Mota Cruz. A instituição, que agora está mais verde, colorida e com novos visitantes, foi uma das ganhadoras do edital para captação de projetos sociais da Vara de Penas e Medidas Alternativas, a Vepema, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
O objetivo é que os alunos tenham uma interação cada vez maior com a natureza e aprendam na prática a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
O servidor da Vepema, Carlos Augusto, ressalta a ampla atuação da Vara nas atividades sociais, técnicas e de resgate em Roraima.
“É um trabalho gratificante em todos os planos, pois incentivamos a melhoria em vários pontos frágeis que as escolas e os parceiros possuem. Então, a Vepema está preparada para atender os estudantes, em termos de recursos e informação”, disse.
Com o repasse dos recursos das penas de prestação pecuniária, o projeto: “A Preservação Ambiental é o Futuro da Humanidade”, pôde investir na compra de mesas e cadeiras coloridas, três fontes de água, casa de pássaros, e outros materiais do jardim que leva o nome da professora Vitória Mota Cruz, conhecida como Tia Santa por se dedicar voluntariamente ao ensino de alunos durante muitos anos em Boa Vista.
“É um recurso que entra de uma forma negativa mas tem um reflexo na sociedade de forma positiva, construtiva, resgatando vidas e levando esperanças. Não é um trabalho exclusivamente jurídico, é um trabalho social. Nesse processo, existe vida e essas vidas precisam ser transformadas e valorizadas.”, destacou Shirlene Rodrigues, chefe da Divisão do Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas da Vepema.
O gestor da escola, Coronel da Polícia Militar, Leôncio, conta que os alunos participaram diretamente, atuando nas plantações das mudas de árvores, pintura e limpeza.
“O projeto de preservação ambiental nasceu junto com os alunos e policiais militares. Logo que conhecemos a Vepema, vimos a oportunidade e nos empenhamos para apresentar esse projeto e conseguir recursos para concretizar o projeto. Os alunos participaram voluntariamente no horário oposto ao das aulas e ajudaram a criar esse espaço que é deles”, completou.
A Vepema, ao todo, já financiou mais de 150 projetos, com a quantia de R$20.-000,00 (Vinte Mil Reais). Após o término da execução do projeto, cada entidade apresenta um relatório contendo o resultado obtido com a realização, além de registros em mídia eletrônica do período de execução das atividades.