
1. O que publicar nas Redes?
- Eventos, campanhas, entrevistas e tudo que seja relevante para a visibilidade do TJRR
 - As que foram notícias postadas no site e Story do que está acontecendo
 - Notas de interesse publico, cards comemorativos, plantoes de feriados
 - As ações, eventos, e entre outras matérias e assuntos importante relacionados ao Tribunal de Justiça que são relevantes ao público externo
 - Padrões notícias, campanhas dos setores e do CNJ, plantão dos feriados, quadros do NUCRI
 - Notícias, campanhas educativas, comunicados de interesse externo
 - Notícias de Interesse Público.
 - Notícias, reels, stories eventos, ações sociais do TJRR
 - Formatos: vídeos, fotos e infográficos para tornar as informações mais acessíveis e envolventes;
 - Informações Oficiais do TJRR de interesse público, que incluem: programas, políticas e projetos da instituição, reuniões públicas e atualizações relevantes;
 - Atualizações sobre a transparência da instituição, relatórios, avanços da instituição, premiações;
 - Ações de alcance público sobre serviços oferecidos pela instituição, como horários de atendimento, locais, procedimentos, documentações necessárias;
 - Campanhas de Conscientização e grande alcance, sobre assuntos diversos definidos em programação prévia conforma demanda das unidades;
 - Divulgar eventos e atividades que incluem: workshops, palestras, conferências e outras atividades promovidas ou apoiadas pela instituição;
 - Consultas públicas. Conteúdo educativo sobre questões relevantes, explicando leis, regulamentos e direitos do cidadão;
 - Datas Comemorativas.
 
2. O que publicar na Intranet?
- Assuntos mais institucionais e voltados ao público interno
 - Notícias mais voltadas ao ambiente interno que envolvem servidores e avisos
 - Tudo que for destinado aos servidores e magistrados
 - Notícias e comunicados internos
 - Notícias de Intersse dos Servidores e informativos que beneficiam os mesmos.
 - Ações internas do TJRR
 - Publicações sobre Comunicação interna como: procedimentos, atualizações e mudanças organizacionais, manuais, guias, regulamentos e políticas internas;
 - Pesquisas;
 - Reconhecimento e Premiações;
 - Saúde e Bem-Estar/Segurança no Trabalho/Iniciativas Sustentáveis/
 - Avisos/Alertas e comunicados.
 
3. O que publicar no Portal?
- Assuntos gerais do TJRR,
 - Divulgação de campanhas
 - Matérias notícias de interesse público
 - Notícias de interesse externo e interno
 - Notícias, Entrevistas, Matérias de Diversos Assuntos.
 - Ações externas e internas do TJRR.
 - Anúncios e comunicados emitidos pelo tribunal, incluindo nomeações de juízes, mudanças nas regras e regulamentos, e atualizações administrativas;
 - Cobertura de Eventos;
 
4. O que mandar para a imprensa?
- Tudo o que for interessante para a visibilidade do TJRR
 - Notícias de Intersse Público.
 - Ações institucionais
 - Programas a ações da gestão;
 - Pautas de julgamentos importantes;
 - Convocação de jurados;
 - Ações de sustentabilidade/responsabilidade sociais/pessoa com deficiência;
 - Cultura/valorização da arte e história do judiciário.
 
5. O que mandar no ZapJus?
- Notícias gerais do TJRR
 - Avisos internos
 - Notas de interesse publico, cards comemorativos, plantões de feriados
 - Notícias de Intersse dos Servidores.
 
6. O que mandar no e-mail institucional?
- Avisos internos
 - Convites
 - Notícias internas
 - Conteúdos do Zap Jus
 - Informações de interesse dos servidores, magistrados.
 
7. O que é cobertura jornalística?
- É o acompanhamento feito pelo jornalista nos eventos, reuniões etc. para apuração das informações necessárias para produção da notícia.
 - Consiste no acompanhamento sistemático e na publicação de um fato ou evento de amplo interesse público.
 - Toda ação demandada pelos setores do TJRR que visem o interesse social interno e externo da população. Antes era apenas por releases, hoje as novas mídia digitais contam com a cobertura através das funções das redes sociais, como reels, stories e compartilhamento.
 
8. Quais procedimentos decorrentes da cobertura jornalística?
- Agendamento das demanda das unidades;
 - Definição das equipes;
 - Apuração das informações;
 - Produção dos textos, fotos e vídeos;
 - Revisão e edição do conteúdo produzido;
 - Aprovação do conteúdo pelos demandantes;
 - Publicação nos canais oficiais da instituição;
 
9. O que deve conter na legenda do ZapJus?
- Um título chamativo
 - A mesma informação do CARD para tornar a informação acessível ou outra informação complementar, como por exemplo links
 - A descrição da imagem de forma que as pessoas com deficiência também possam ter acesso ao conteúdo.
 
10. O que deve conter na legenda das Redes Sociais?
- O lead das matérias numa linguagem simples e acessível
 - Descrição das imagens "para todos verem”
 - Hashtags sobre o assunto
 
12. O que é padrão de notícia?
- Padrão estético préestabelecido pelo NUCRI para publicar a imagem nas redes sociais
 - Deve conter imagem, moldura , título, linha fina (sutiã), redes sociais e logo do TJRR
 
13. Que comunicados vão para o Pop Up?
- Comunicados importantes como: nota de pesar de servidor, contatos de plantões, comunicados extraordinários de interesse público
 
14. O que é diagramação de conteúdo?
- Um trabalho técnico de formatação feito por um profissional da área. Processo de organizar e distribuir os elementos como texto, imagens, vídeos, áudios e outros, de forma a torná-lo mais claro, objetivo e agradável de ler ou assistir.
 
15. O que é apuração de dados jornalísticos?
- A Apuração é a etapa do processo da produção jornalística no qual se busca informações que podem ou não ser empregadas no texto final. A apuração é normalmente associada a matérias, mas qualquer conteúdo jornalístico exige alguma apuração.
 - É um processo que envolve um trabalho pré e pós dos profissionais. Apuração de dados; análise e interpretação dessas informações para a construção dos textos.
 - É uma etapa fundamental do processo de produção de notícias. Possibilita que os profissionais fundamentem suas reportagens em informações confiáveis e verificáveis.
 
16. Como e porque acontece o acompanhamento das entrevistas de magistrados e servidores?
- A Coordenação do NUCRI ou Assessoria de Imprensa ou jornalista designado vai até o local definido para a entrevista, com o objetivo de instruir os veículos de comunicação, bem como auxiliar os magistrados e servidores, quando necessário.
 - O Acompanhamento de entrevistas também acontece com servidores indicados para falar em nome do tribunal, para dar suporte aos entrevistados e segurança
 - Auxiliar a imprensa que eventualmente necessite de mais informações sobre o tema. Aumentando a precisão das reportagens e permite que os jornalistas verifiquem as informações e evitem possíveis equívocos, além de fortalecer o vínculo entre instituição e imprensa.
 
17. Onde saber mais informações sobre o TJRR?
- Site
 - Redes sociais
 - Intranet (público interno)
 - ZAPJUS (PÚBLICO INTERNO)
 - Canal do TJRR - Whatsapp
 
18. Como ter acesso as fotos do evento registrado?
- Todas as fotos são baixadas do chip de memória da camêrapara o acervo de fotos institucionais do TJRR e ficam disponíveis para acesso e cópias.
 - Em casos de eventos e solenidades maiores, as fotos selecionadas são disponibilizadas no Flicker do Poder Judiciário.
 
18. Quais os canais de comunicação do TJRR?
- Instagram,
 - Facebook,
 - Youtube,
 - Twitter,
 - Intranet, portal
 - TikTok
 - Site,
 - E-mail institucional,
 - Canal TJRR
 
19. O que é publicado nos stories do TJRR?
- Entrevistas
 - Vídeos dos eventos
 - Ações Institucionais
 - Conteúdos postados no feed e eventos de ué estão acontecendo
 
20. O que é Rádio Release? Onde ficam salvos?
- São gravações das notícias em áudio
 - Tem o objetivo de enviar o material para as emissoras de rádios para ser publicado
 
21. O que são Podcasting?
- Podcast é uma série de episódios ou programas gravados em áudio e disponibilizados online
 
22. O que é decupagem do material, para que serve? Onde usamos?
- A transcrição do que é dito num video, serve para agilizar o processo de edição de videos e de materias
 - É quando o jornalista ouve todo o conteúdo do material gravado (entrevista) e escreve os trechos mais importantes com a finalidade de produzir a notícia.
 - É usada nas notícias escritas, em vídeo e em áudio
 
23. O que é clipping de notícias e para que serve?
- É a identificação de todas as notícias que saíram na imprensa local e nacional com o objetivo de acompanhar como está a imagem institucional externamente
 - É o levantamento das notícias do TJRR nos sites e imprensa que envolvem o TJRR, para levantamento quantitativa e qualitativo de informação.
 



