.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Slide item 1
Slide item 2

PROTEÇÃO SOCIAL - Treinamento do Grupo de Monitoramento Carcerário garante articulação rede socioassistencial e de saúde

 
Fotos: Nucri TJRR
 
 
 
 
Seguindo a premissa de executar medidas socioeducativas no sistema prisional, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça de Roraima finalizou nesta quinta-feira, dia 11, a primeira formação para Articulação da Rede Socioassistencial do Sistema Carcerário. 
 
Durante quatro dias de curso, equipes multiprofissionais que atuam no atendimento à pessoa custodiada, como atores da Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) e Escritório Social, participaram da formação.
 
Para o supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha, as ações do grupo se dividem em antes e depois desta formação. "Agora nós conseguiremos inserir a rede nessa problemática  aqui no Estado que é a falta de opção para as pessoas que saem do sistema carcerário", destacou. 
 
A importância do evento para a rede socioassistencial foi endossada pelo assessor especial do GMF, Dagoberto Gonçalves. "Podemos dizer que agora todos os equipamentos sociais e parceiros falam a mesma língua. Este é um marco de sucesso e de plenitude para essa rede de serviços de proteção social", comemorou. 
 
A assistente social e membro do GMF/TJRR, Débora Nóbrega, foi uma das formadoras do evento. "Foi um momento  produtivo. A união desses atores vai possibilitar ao GMF a qualificação do sistema carcerário em Roraima", destacou. 
 
Também participaram como formadores a servidora doutora em Sociologia e Direito, Cristina Cardoso, a enfermeira Nadja Salgueiro, e o técnico de referência do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Lauro Albuquerque. 
 
O treinamento foi apenas o primeiro passo para garantir uma assistência social e de saúde no sistema prisional com respeito à dignidade, cidadania e vulnerabilidades das pessoas privadas de liberdade. Novos treinamentos periódicos serão realizados para capacitar outras equipes de outras instituições para o atendimento especializado deste público e  mapeamento da rede socioassistencial e de saúde. 
 
GMF – O Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) é uma estrutura, no âmbito do Tribunais de Justiça, responsável pela monitoramento e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas em âmbito local. Um papel fundamental na execução de novas políticas judiciárias destinadas à transformação do sistema prisional e do sistema socioeducativo. 
 
Recentemente, o TJRR, em atenção ao que dispõe a Resolução do Conselho Nacional de Justiça  (CNJ) nº 214, iniciou a adequação dos fluxos e rotinas dos serviços de proteção social que propiciam o acesso à garantia de direitos socioassistenciais e de saúde dos usuários privados de liberdade, desde o ingresso no sistema prisional à fase final de cumprimento de pena.
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.