Em uma tarde de apreciação da música clássica, o Espaço de Eventos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foi palco, nesta quinta-feira, 24 de julho, da apresentação especial da Orquestra do 3º Festival Internacional Sesc de Música de Roraima.
O evento contou com a participação da comunidade, de alunos do 7º e 9º ano da Escola Estadual Penha Brasil, além de servidores do Poder Judiciário.
Desde a primeira edição, o Centro de Memória e Cultura do TJRR (CMC/TJRR) é parceiro do Festival. A servidora do CMC, Janaína Carvalho, explica que a parceria continuada com o Festival amplia o acesso à cultura, ao oportunizar a participação da sociedade em eventos.
“É uma satisfação, porque reafirma esse compromisso das instituições com a cultura e com a difusão da música erudita.”
O Festival Internacional Sesc de Música de Roraima conta com músicos internacionais renomados da América Latina e da Europa e busca levar a música erudita a diversos espaços em Boa Vista, como forma de ampliar o acesso e também incentivar novos sonhos — como destaca a diretora regional do Sesc Roraima, Lisiane Carnetti.
“Além de poder disseminar a importância da música de concerto — que a gente sabe que desenvolve a criatividade e, terapeuticamente, também está comprovado que ajuda no combate à ansiedade e na saúde emocional — a gente também está dando oportunidades para esses alunos. Ao trazer professores de renome nacional e internacional, estamos possibilitando a realização de sonhos.”
Além de fomentar sonhos, o evento proporciona novos olhares àqueles que ainda não haviam participado de um festival. Como parte de uma atividade lúdica fora da sala de aula, o aluno do 9º ano da Escola Estadual Penha Brasil, Luís Augusto Mariano, expressou seu entusiasmo por participar do evento:
“Gostei muito de a gente ter esse privilégio de ver esse festival musical, porque eu nunca tive essa experiência antes.”
A professora da disciplina de Língua Portuguesa, Elione dos Santos, acrescenta que o momento é essencial para o crescimento cultural dos alunos:
“Esse evento cultural é muito importante para o crescimento, para sair da sala de aula e vivenciar realmente essa cultura, ter esse contato.”
A matéria possui duas imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: Imagem colorida mostra quatro homens adultos, vestindo camisetas bege do SESC com a estampa de um violino, estão sentados em cadeiras em um ambiente interno. Eles estão tocando instrumentos de sopro de metal: um trombone, uma tuba, uma trombeta e um trompete. Há estantes de partitura em frente a eles. Ao fundo, uma parede branca com a inscrição "Tribunal de Justiça de Roraima" e um banner vertical preto com o logotipo do "Festival Internacional SESC de Música de Roraima".
Foto 2: Imagem colorida mostra a plateia sentada em cadeiras brancas, de costas para a câmera, assistindo aos músicos no palco. Quatro músicos, vestidos com camisetas bege, estão tocando instrumentos de sopro. Um quinto músico, visível à esquerda, está tocando bateria. Ao fundo, o mesmo banner do "Tribunal de Justiça de Roraima" e o banner do "Festival Internacional SESC de Música de Roraima" são visíveis.
Texto: Emily Soares - Jornalista
Fotos: Nucri/TJRR
JULHO/2025 – NUCRI/TJRR