Foto: Nucri/TJRR
Com o objetivo de oferecer oportunidade da primeira experiência profissional a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), está viabilizando o transporte de adolescentes do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), para a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) para participação e concretização do Projeto Aprendizagem na Medida.
O transporte dos adolescentes para realização do curso é resultante de Termo de Cooperação Interinstitucional firmado em parceria com o Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho 11ª Região, pela Setrabes e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O microônibus cedido pelo Poder Judiciário realiza o transporte de sete adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado, que possuem bom comportamento, de acordo com a seleção e manifestação das equipes multidisciplinares do CSE.
O juiz Coordenador da Infância e Juventude, Marcelo Lima de Oliveira, destaca que o auxílio oportuniza a capacitação e uma experiência profissional a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, que integram o Sistema Socioeducativo.
“Sem isto, não seria possível a concretização deste acordo, visto que o CSE não dispunha de estrutura logística para o transporte diário”, ressaltou o juiz.
Os transportes são realizados durante a tarde, sendo as 14h o deslocamento de ida do CSE até a Setrabes e às 18h o de retorno. Os cursos são nas áreas de: oratória, informática, finanças, empreendedorismo, gestão administrativa, gestão de processos, redação oficial e alguns outros, além dos estágios práticos.