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Selos Prêmios TJRR       

Manual de Procedimentos

Personagens distribuindo conteúdo em telas de mídias digitais

 

1. O que publicar nas Redes?

  • Eventos, campanhas, entrevistas e tudo que seja relevante para a visibilidade do TJRR
  • As que foram notícias postadas no site e Story do que está acontecendo
  • Notas de interesse publico, cards comemorativos, plantoes de feriados
  • As ações, eventos, e entre outras matérias e assuntos importante relacionados ao Tribunal de Justiça que são relevantes ao público externo
  • Padrões notícias, campanhas dos setores e do CNJ, plantão dos feriados, quadros do NUCRI
  • Notícias, campanhas educativas, comunicados de interesse externo
  • Notícias de Interesse Público.
  • Notícias,  reels, stories eventos, ações sociais do TJRR
  • Formatos: vídeos, fotos e infográficos para tornar as informações mais acessíveis e envolventes;
  • Informações Oficiais do TJRR de interesse público, que incluem: programas, políticas e projetos da instituição, reuniões públicas e atualizações relevantes;
  • Atualizações sobre a transparência da instituição, relatórios, avanços da instituição, premiações;
  • Ações de alcance público sobre serviços oferecidos pela instituição, como horários de atendimento, locais, procedimentos, documentações necessárias;
  • Campanhas de Conscientização e grande alcance, sobre assuntos diversos definidos em programação prévia conforma demanda das unidades;
  • Divulgar eventos e atividades que incluem: workshops, palestras, conferências e outras atividades promovidas ou apoiadas pela instituição;
  • Consultas públicas. Conteúdo educativo sobre questões relevantes, explicando leis, regulamentos e direitos do cidadão;
  • Datas Comemorativas.

2. O que publicar na Intranet?

  • Assuntos mais institucionais e voltados ao público interno
  • Notícias mais voltadas ao ambiente interno que envolvem servidores e avisos
  • Tudo que for destinado aos servidores e magistrados
  • Notícias e comunicados internos
  • Notícias de Intersse dos Servidores e informativos que beneficiam os mesmos.
  • Ações internas do TJRR
  • Publicações sobre Comunicação interna como: procedimentos, atualizações e mudanças organizacionais, manuais, guias, regulamentos e políticas internas;
  • Pesquisas;
  • Reconhecimento e Premiações;
  • Saúde e Bem-Estar/Segurança no Trabalho/Iniciativas Sustentáveis/
  • Avisos/Alertas e comunicados.

3. O que publicar no Portal?

  • Assuntos gerais do TJRR,
  • Divulgação de campanhas
  • Matérias notícias de interesse público
  • Notícias de interesse externo e interno
  • Notícias, Entrevistas, Matérias de Diversos Assuntos.
  • Ações externas e internas do TJRR.
  • Anúncios e comunicados emitidos pelo tribunal, incluindo nomeações de juízes, mudanças nas regras e regulamentos, e atualizações administrativas;
  • Cobertura de Eventos;

4. O que mandar para a imprensa?

  • Tudo o que for interessante para a visibilidade do TJRR
  • Notícias de Intersse Público.
  • Ações institucionais
  • Programas a ações da gestão;
  • Pautas de julgamentos importantes;
  • Convocação de jurados;
  • Ações de sustentabilidade/responsabilidade sociais/pessoa com deficiência;
  • Cultura/valorização da arte e história do judiciário.

5. O que mandar no ZapJus?

  • Notícias gerais do TJRR
  • Avisos internos
  • Notas de interesse publico, cards comemorativos, plantões de feriados
  • Notícias de Intersse dos Servidores.

6. O que mandar no e-mail institucional?

  • Avisos internos
  • Convites 
  • Notícias internas
  • Conteúdos do Zap Jus
  • Informações de interesse dos servidores, magistrados.

7. O que é cobertura jornalística?

  • É o acompanhamento feito pelo jornalista nos eventos, reuniões etc. para apuração das informações necessárias para produção da notícia.
  • Consiste no acompanhamento sistemático e na publicação de um fato ou evento de amplo interesse público.
  • Toda ação demandada pelos setores do TJRR que visem o interesse social interno e externo da população. Antes era apenas por releases, hoje as novas mídia digitais contam com a cobertura através das funções das redes sociais, como reels, stories e compartilhamento.

8. Quais procedimentos decorrentes da cobertura jornalística?

  • Agendamento das demanda das unidades;
  • Definição das equipes;
  • Apuração das informações;
  • Produção dos textos, fotos e vídeos;
  • Revisão e edição do conteúdo produzido;
  • Aprovação do conteúdo pelos demandantes;
  • Publicação nos canais oficiais da instituição;

9. O que deve conter na legenda do ZapJus?

  • Um título chamativo
  • A mesma informação do CARD para tornar a informação acessível ou outra informação complementar, como por exemplo links
  • A descrição da imagem de forma que as pessoas com deficiência também possam ter acesso ao conteúdo.

10. O que deve conter na legenda das Redes Sociais?

  • O lead das matérias numa linguagem simples e acessível
  • Descrição das imagens "para todos verem”
  • Hashtags sobre o assunto

11. O que é para todos verem?

  • É a descrição da imagem para acessibilidade para deficientes visuais

12. O que é padrão de notícia?

  • Padrão estético préestabelecido pelo NUCRI para publicar a imagem nas redes sociais
  • Deve conter imagem, moldura , título, linha fina (sutiã), redes sociais e logo do TJRR

13. Que comunicados vão para o Pop Up?

  • Comunicados importantes como: nota de pesar de servidor, contatos de plantões, comunicados extraordinários de interesse público

14. O que é diagramação de conteúdo?

  • Um trabalho técnico de formatação feito por um profissional da área. Processo de organizar e distribuir os elementos  como texto, imagens, vídeos, áudios e outros, de forma a torná-lo mais claro, objetivo e agradável de ler ou assistir.

15. O que é apuração de dados jornalísticos?

  • A Apuração é a etapa do processo da produção jornalística no qual se busca informações que podem ou não ser empregadas no texto final. A apuração é normalmente associada a matérias, mas qualquer conteúdo jornalístico exige alguma apuração.
  • É um processo que envolve um trabalho pré e pós dos profissionais. Apuração de dados; análise e interpretação dessas informações para a construção dos textos.
  • É uma etapa fundamental do processo de produção de notícias. Possibilita que os profissionais  fundamentem suas reportagens em informações confiáveis e verificáveis.

16. Como e porque acontece o acompanhamento das entrevistas de magistrados e servidores?

  • A Coordenação do NUCRI ou Assessoria de Imprensa ou jornalista designado vai até o local definido para a entrevista, com o objetivo de instruir os veículos de comunicação, bem como auxiliar os magistrados  e servidores, quando necessário.
  • O Acompanhamento de entrevistas  também acontece com servidores indicados para falar em nome do tribunal,  para dar suporte aos entrevistados e segurança
  • Auxiliar a imprensa que eventualmente necessite de mais informações sobre o tema.  Aumentando a precisão das reportagens e permite que os jornalistas verifiquem as informações e evitem possíveis equívocos, além de fortalecer o vínculo entre instituição e imprensa.

17. Onde saber mais informações sobre o TJRR?

  • Site
  • Redes sociais
  • Intranet (público interno)
  • ZAPJUS (PÚBLICO INTERNO)
  • Canal do TJRR - Whatsapp

18. Como ter acesso as fotos do evento registrado?

  • Todas as fotos são baixadas do chip de memória da camêrapara o acervo de fotos institucionais do TJRR e ficam disponíveis para acesso e cópias.
  • Em casos de eventos e solenidades maiores, as fotos selecionadas são disponibilizadas no Flicker do Poder Judiciário.

18. Quais os canais de comunicação do TJRR?

  • Instagram,
  • Facebook,
  • Youtube,
  • Whatsapp
  • Twitter,
  • Intranet, portal
  • TikTok
  • Site,
  • E-mail institucional,
  • Linkedin
  • Canal TJRR

19. O que é publicado nos stories do TJRR?

  • Entrevistas
  • Vídeos dos eventos
  • Ações  Institucionais
  • Conteúdos postados no feed e eventos de ué estão acontecendo

20. O que é Rádio Release? Onde ficam salvos?

  • São  gravações das notícias em áudio
  • Tem o objetivo de enviar o material para as emissoras de rádios para ser publicado

21. O que são Podcasting?

  • Podcast é uma série de episódios ou programas gravados em áudio e disponibilizados online

22. O que é decupagem do material, para que serve? Onde usamos?

  • A transcrição do que é dito num video, serve para agilizar o processo de edição de videos e de materias
  • É quando o jornalista ouve todo o conteúdo do material gravado (entrevista) e escreve os trechos mais importantes com a finalidade de produzir a notícia.
  • É usada nas notícias escritas, em vídeo e em áudio

23. O que é clipping de notícias e para que serve?

  • É a identificação de todas as notícias que saíram na imprensa local e nacional com o objetivo de acompanhar como está a imagem institucional externamente
  • É o levantamento das notícias do TJRR nos sites e imprensa que envolvem o TJRR, para levantamento quantitativa e qualitativo de informação.

 

 

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