A Biblioteca foi criada em 1992, um ano após a instalação do Tribunal de Justiça de Roraima. A princípio, funcionou no Prédio do Fórum Civil e em 1992, após a inauguração da nova sede do Palácio da Justiça, foi transferida para um amplo espaço no segundo piso.
Em 1995 passou a contar com um profissional bibliotecário, que em 1999 foi o responsável por lançar o informativo com sumários de periódicos e em 2000 automatizou o acervo bibliográfico com o software livre MicroIsis. Em 2004, a medida do crescimento das necessidades informacionais dos usuários, passou a controlar os atos normativos editados pelo Tribunal e a legislação pertinente, por meio do sistema eletrônico Pro-Biblioteca, criado internamente.
Em 2007, a Biblioteca passou a contar com dois bibliotecários, que em 2012 foram os responsáveis pela implantação do software de gestão de Biblioteca para revitalização da oferta de produtos e serviços, com acesso a pesquisa no catálogo on-line e a opção de renovação e reserva de empréstimos pela internet.
Em 2014, inaugurou a Biblioteca Virtual Jurídica (BVJur) com plataformas de pesquisas composta por base de dados, bibliotecas digitais jurídicas e normas técnicas da ABNT/ISO.
Em 2017, mudou-se para a Sede Administrativa - Ed. Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, com espaço apropriado e ambientado para satisfação do usuário, adequado aos princípios de acessibilidade.
Em 2019, iniciou a organização dos atos normativos resultando no produto Base Virtual de Atos Normativos, que permite ao usuário acessar o texto na íntegra do ato e correlacionamentos com outros atos até sua revogação, como parte do projeto de memória institucional do TJRR.
Público Alvo
A Biblioteca pode ser utilizada por todo cidadão.