.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Slide item 1
Slide item 2

 
 
 
 
Por meio do Projeto Leitura Abre Portas, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou oficinas natalinas no Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho e no Centro de Semiliberdade . As atividades, que aconteceram nos dias 18, 21 e 25 de novembro, envolveram a confecção de pinheiros de Natal com materiais reciclados, unindo aprendizado, criatividade e sustentabilidade.
 
A iniciativa teve como objetivo promover a interação entre os adolescentes assistidos pelo Leitura Abre Portas e os demais internos, incentivando a troca de experiências e o hábito da leitura. A ação foi conduzida por profissionais do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), da Biblioteca do TJRR e do Centro Socioeducativo.Contou ainda com a participação do Programa Justiça Comunitária, que promoveu uma dinâmica sobre o tema "Projetando o Futuro" .
 

De acordo com a bibliotecária do TJRR e integrante do Projeto, Madrice Cunha, o workshop não só incentiva a criatividade, mas fomenta a leitura e resgata o espírito natalino. 
 

“Através da lenda do Pinheiro de Natal, ganhou importância da leitura e contextualizamos o significado de Natal para os jovens. Além disso, buscamos criar e fomentar a leitura entre os adolescentes do Sistema Socioeducativo de Roraima”, destacou.

Além de desenvolver habilidades técnicas, os escritórios oferecem benefícios emocionais, sociais e ambientais. Ao explorar valores como responsabilidade, sustentabilidade e coletividade, uma ação que promova a cultura de paz, o respeito mútuo e a reflexão crítica entre os jovens. Os pinheiros produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes durante o encerramento das atividades do PLAP no final do ano.
 
O diretor do CSE, Genildo da Silva, ressaltou que ao proporcionar momentos que revivem o afeto e as memórias positivas, busca-se fortalecer a autoestima e o vínculo familiar dos jovens, elementos essenciais para sua reintegração ao convívio familiar e comunitário. 
 
 
 
 
 
Para o diretor da Semiliberdade, Aldevan Dias, em um primeiro momento, os escritórios para preparação de pinheiros de Natal podem parecer simples, mas para os adolescentes o envolvimento tem significados profundos, como o afeto e a proximidade com seus familiares. Além disso, destaca-se pela importância da sustentabilidade, ao promover o reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados — como no caso das revistas.

 

 

"Nosso propósito aqui é justamente resgatar essas lembranças afetivas com esses jovens, para que eles ingressem no processo de ressocialização e possam retornar ao convívio familiar. A atividade também desempenha uma função pedagógica essencial", afirmou.

 

A proposta também promove a conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com ênfase no ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis. Os jovens foram incentivados a refletir sobre a importância de prevenir, reduzir, reciclar e reutilizar resíduos, alinhando-se à meta global de sustentabilidade.
 
Para a coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Grécia Wottrich, a parceria entre os projetos fortalece a atuação no incentivo à reflexão e à comunicação não-violenta. 
 
 

“A Justiça Comunitária sempre esteve ao lado do projeto Leitura Abre Portas, trazendo dinâmicas que destacam a importância de uma comunicação não-violenta. Propomos aos jovens uma reflexão sobre suas qualidades, sua família, suas vivências, para que saiam daqui mais fortes, especialmente em um momento como este, que é o Natal”, concluiu.


 
O projeto Leitura Abre Portas foi destaque na categoria "Serviços Judiciários Inovadores para os usuários", ficando na 14ª posição do 1º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, instituído pelo CNJ com base na Resolução n. 395/2021 (Política Nacional de Gestão da Inovação), o qual contorno com aproximadamente 300 inscritos.
 
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista 
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR - Novembro/2024
 

 
 

Assegurar a integridade do acervo do Poder Judiciário por meio de sua organização e controle.

Contato
Edjane Escobar da Silva Fonteles
Chefe do Setor de Protocolo Administrativo
 
Endereço
Prédio Administrativo Luiz Rosalvo Indrusiak Fin
Av. Cap. Ene Garcez, N. 1696 , Bairro: São Francisco, Térreo.
Contato: (95) 3198-2829
Horário: 8h às 18h

Assegurar a integridade do acervo do Poder Judiciário por meio de sua organização e controle.
 
Sistemas

 

Lista de Documentos Eliminados

 

Termos de Eliminação

 

 

Contato

Wanderson Monteiro da Silva
Gestor do Arquivo Geral
 
Sede do Arquivo Geral
Endereço: Rua Alferes Paulo Saldanha, nº 511 - São Francisco
Recepção:(95) 3198-4745
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Biblioteca especializada na área jurídica. Sua missão é fornecer informação em doutrina e legislação necessárias para subsidiar as atividades judicantes e administrativas do Tribunal. Seu acervo abrange as áreas de Ciências jurídicas, Administração pública, Tecnologia e Gestão da Informação e da Comunicação, Gestão de Pessoas, é composto por livros, folhetos, periódicos, diários oficiais e documentos institucionais impressos. Mantém uma Biblioteca Virtual com conteúdo digital de todas as áreas do Direito e de Normas Técnicas Brasileiras (NBR). Dispõe de salas para estudo individual e em grupo. A sala do Projeto Biblioteca Virtual disponibiliza acesso a internet / rede wi-fi para pesquisas acadêmicas aos usuários em geral (público interno e externo).

História | Público Alvo | Contato

A Biblioteca foi criada em 1992, um ano após a instalação do Tribunal de Justiça de Roraima. A princípio, funcionou no Prédio do Fórum Civil e em 1992, após a inauguração da nova sede do Palácio da Justiça, foi transferida para um amplo espaço no segundo piso. Em 1995 passou a contar com um profissional bibliotecário, que em 1999 foi o responsável por lançar o informativo com sumários de periódicos e em 2000 automatizou o acervo bibliográfico com o software livre MicroIsis. Em 2004, a medida do crescimento das necessidades informacionais dos usuários, passou a controlar os atos normativos editados pelo Tribunal e a legislação pertinente, por meio do sistema eletrônico Pro-Biblioteca, criado internamente. Em 2007, a Biblioteca passou a contar com dois bibliotecários, que em 2012 foram os responsáveis pela implantação do software de gestão de Biblioteca para revitalização da oferta de produtos e serviços, com acesso a pesquisa no catálogo on-line e a opção de renovação e reserva de empréstimos pela internet. Em 2014, inaugurou a Biblioteca Virtual Jurídica (BVJur) com plataformas de pesquisas composta por base de dados, bibliotecas digitais jurídicas e normas técnicas da ABNT/ISO. Em 2017, mudou-se para a Sede Administrativa - Ed. Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, com espaço apropriado e ambientado para satisfação do usuário, adequado aos princípios de acessibilidade. Em 2019, iniciou a organização dos atos normativos resultando no produto Base Virtual de Atos Normativos, que permite ao usuário acessar o texto na íntegra do ato e correlacionamentos com outros atos até sua revogação, como parte do projeto de memória institucional do TJRR.

Público Alvo
A Biblioteca pode ser utilizada por todo cidadão.

Endereço
Prédio Administrativo Luiz Rosalvo Indrusiak Fin

Av. Cap. Ene Garcez, N. 1696, Bairro: São Francisco, Térreo
Segunda a sexta-feira, das 8 às 15h

Contato
(95) 3198-2842 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Biblioteca Virtual


Biblioteca Virtual Jurídica

Reúne e disponibiliza acesso às fontes de informações especializadas em Direito e as normas técnicas ABNT/ISO. Ainda que seja de uso exclusivo dos magistrados, servidores e colaboradores do TJRR, qualquer cidadão, ao comparecer à Biblioteca poderá solicitar acesso pelos terminais de pesquisa.

Conteúdo somente disponível na rede interna: SENHAS DE ACESSO
 

Plataformas:

A Plataforma FÓRUM de Conhecimento Jurídico é um conjunto de bibliotecas digitais composto por módulos que possibilitam a experiência inédita de pesquisar, ao mesmo tempo, em Revistas Científicas, Livros, Vídeos e Informativos, que reúnem todo o conhecimento gerado, certificado e sistematizado pela FÓRUM, com atualização diária e acesso simultâneo, ilimitado e permanente.
 

GEDWeb
Disponibiliza normas técnicas na área de normalização de trabalhos jurídicos, técnico-científicos e coleções especializadas em Tecnologia da Informação, Arquitetura. Engenharia e Arquivologia. Permite acessos simultâneos e ilimitados.

 

A Jusbrasil é uma empresa privada de tecnologia jurídica, ou seja, uma legaltech. Criada para auxiliar a coleta, organização e disponibilização da informação jurídica pública, tais como autos processuais, jurisprudência e diários oficiais, não só para pessoas advogadas como qualquer outra pessoa que precise de algum tipo de informação jurídica.
 
A Biblioteca Digital Lex é uma plataforma composta de legislação, jurisprudência, doutrina e biblioteca digital que fornece e-books exclusivos. MagisterNet é um sistema de busca por conteúdo jurídico, destaca-se por possuir jurisprudência atualizada diariamente com conteúdos disponibilizados na mesma data em que publicados nos tribunais e é um repositório autorizado do STF, STJ e TST. Na legislação, possui mais de 130.000 normas legais, atualizadas e consolidadas diariamente. Possui mais de 9.000 artigos doutrinários de relevantes autores jurídicos, com temas selecionados e atuais. Além de diversos modelos para auxiliar na prática jurídica: modelos de petições comentados e vinculados à legislação e doutrina das diversas áreas do direito, modelos de contratos, modelos de despachos, modelos de pareceres, modelos de sentenças que podem ser baixados diretamente no editor de texto.

 

Biblioteca Física

Reúne e disponibiliza acesso às fontes de informações especializadas em Direito e as normas técnicas ABNT/ISO.
Ainda que seja de uso exclusivo dos magistrados, servidores e colaboradores do TJRR, qualquer cidadão, ao comparecer à Biblioteca poderá solicitar acesso pelos terminais de pesquisa.
 

Empréstimo

O empréstimo de livros e folhetos é autorizado por um prazo de 15 dias consecutivos, limitado a quatro títulos, sendo permitida a renovação.
 
Consulta ao Acervo
 
Usuários internos: Magistrados e servidores - 4 livros pelo prazo de 15 dias, sendo indispensável, o uso da identidade ou crachá funcional e o credenciamento para acesso ao sistema.

Para usuários externos: é permitido o acesso para consulta local do acervo e acesso a internet para pesquisas acadêmicas e a Biblioteca Virtual Jurídica do Tribunal.
 

Sala de estudos

São disponibilizados terminais com notebooks com o fim de ampliar o acesso à informação, acesso ao catálogo on-line e às bases de dados e bibliotecas digitais jurídicas.
 

Doações e depósito legal

As doações podem ser entregues à Biblioteca mediante Termo de Doação. Teses e dissertações que tenham como temática o Tribunal e a justiça podem ser entregues em formato eletrônico, mediante Termo de Autorização para disponibilização no Repositório Institucional. Lembre-se: A Biblioteca é a depositante legal de toda a produção técnica gerada no âmbito do Tribunal oriunda das unidades judiciais e administrativas, a fim de manter atualizado o Controle Bibliográfico institucional.
 

Ala de Documentos Históricos

Criada em março de 2023, a ala de documentos históricos tem a função de guardar processos administrativos ou judiciais que possuam valor histórico. Até esta data, os documentos históricos tinham a sua guarda gerida no Arquivo Geral, o que impossibilitava o acesso ao público. A visitação a esta Ala só poderá ser realizada mediante prévio agendamento: (95) 3198-2842 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Projetos Sociais

Projeto Leitura Abre Portas

O projeto visa engajar a leitura entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades do Estado para promover a educação não escolar, a reflexão e o espírito crítico dos jovens, oferecendo-lhes a possibilidade de produzirem seus próprios textos a partir do conhecimento adquirido e se tornarem cidadãos conscientes para reintegração à sociedade.

Inauguração realizada no dia 27/4/2023 no Centro de Memória e Cultura do TJRR.

 

 

Horário de Funcionamento:
A Biblioteca funciona para o público interno e externo de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 15h, de acordo com a Port. SG 07/2019.

Como Chegar:
Endereço: Prédio Administrativo Luiz Rosalvo Indrusiak Fin.
Av. Ene Garcez, 1696, São Francisco, Boa Vista- RR - CEP: 69305-135

Contato:
(95) 3198-2842 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para saber mais consulte o regulamento da Biblioteca , o regulamento de empréstimo de notebooks e tabletes , e o regulamento sobre multas e sanções relativo ao empréstimo.

 

 

 

Gestão Documental

Gestão Documental é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos e processos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
 

Atos Normativos

Setores


Comissão Permanente de Avaliação Documental

 

 


Contato

Lorrane Pereira da Costa
Diretora de Gestão Documental

Endereço: Prédio Administrativo Luiz Rosalvo Indrusiak Fin
Av. Cap. Ene Garcez, N. 1696 , Bairro: São Francisco, Sala 322, 3º andar

Contato: (95) 3198-4138 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte