O Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou a entrega de certificados para alunos e professores que participaram das oficinas: Líderes da Paz e Eu Te Vejo, ministradas no Colégio Militarizado Professor Camilo Dias.
Foram certificados 36 professores, 22 alunos do turno matutino e 18 alunos do vespertino. O curso buscou aproximar toda a comunidade escolar aos conceitos de cultura da paz e círculos de diálogo. A certificação ocorreu na sexta-feira, 27 de setembro.
A formadora e mediadora de conflitos do Justiça Comunitária, Renatta Reis Gomes Alves, falou acerca da realização do curso Eu Te Vejo e seus propósitos como forma de melhorar os relacionamentos e prevenir situações de toxicidade.
"Essa oficina é voltada para professores, alunos e profissionais que atuam em sala de aula, na coordenação ou na orientação pedagógica, com o objetivo de aplicar a técnica dos Círculos de Diálogo. A metodologia busca abordar temas relevantes dentro do ambiente escolar, promovendo a construção de uma temática e a discussão conjunta com os alunos."
A servidora destacou que a oficina é realizada com líderes e vice-líderes de turma, trabalhando a cultura da paz.
"Nós ensinamos aos alunos que a responsabilidade, no final, é nossa, e que toda paz começa dentro de cada um. Se há um conflito, eu ajudo. É isso que estamos fazendo, prevenindo conflitos!"
A ação faz parte de um amplo calendário de atividades do Programa Justiça Comunitária, que busca promover a paz social nas escolas, adaptando-se às necessidades específicas de cada comunidade e valorizando o papel ativo dos cidadãos na busca por soluções justas e eficazes. Um exemplo desse compromisso em melhorar o ambiente escolar foi destacado pela aluna Poliana Araújo.
"Temos comandantes, xerifes e líderes, e hoje percebi que, embora os líderes enfrentem mais problemas, eles não precisam carregar tudo sozinhos. Não é errado pedir ajuda", afirmou Poliana.
Texto: Nucri/TJRR
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – junho/2024