O Programa Justiça Comunitária possui um campo de trabalho consolidado com relação à Prevenção de conflitos, Capacitação, Mediação e Práticas Circulares - Justiça Restaurativa, destinado à toda Comunidade Escolar. Cabe frisar que são ações alicerçadas nos princípios orientadores da Justiça Restaurativa dispostos no Capítulo I, Art. 2º da Resolução Nº 225 de 31/05/2016.
O trabalho realizado ao longo de 17 anos de existência do Programa Justiça Comunitária visa dar uma resposta as demandas sociais buscando capacitar para uma comunicação não-violenta, promoção do protagonismo dentro das escolas principalmente quanto ao corpo discente e promover uma Cultura de Paz que alcance toda a comunidade Escolar.
O registro das ações realizadas é fruto da demanda apresentada pelas instituições que ao chegar no Programa Justiça Comunitária encontra uma equipe que busca atender as especificidades de cada instituição, respeitando a logística existente naquele momento. As atividades registradas em relatórios semestrais disponibilizados tanto ao Tribunal de Justiça de Roraima junto à Presidência quanto a Secretaria de Estado da Educação e Desporto constam em evidência do que vem sendo construído através desta parceria.
Juiza Coordenadora:
Dra. Graciete Sotto Mayor Ribeiro.
Coordenadora da SEED:
Marcelle Grécia da Silva Nogueira Wottrich
Equipe Técnica:
Andrea Carla do Nascimento Olimpio
Suelia Chaves da Silva Jiménez
Lucilene Paula da Silva
Renatta Reis Gomes Alves
Dilma Roselli Coutinho da Silva Oliveira
Jenuário Barbosa da Silva