Fotos: Nucri/TJRR
No primeiro trimestre de 2024, o programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou uma série de ações e eventos em escolas da capital, voltadas à difusão da educação, prevenção e mediação de conflitos nas salas de aula. As ações foram destinadas aos alunos, alunas e ao corpo docente.
As oficinas “Líderes da Paz” oportunizaram reflexões para os alunos e alunas da Escola Estadual Ana Libória, sobre a comunicação não violenta, assim como as professoras e professores da Escola Estadual Antônio Ferreira de Souza, que participaram das oficinas “Eu Te Vejo”, que objetiva contribuir com a formação e manutenção de um ambiente saudável.
Segundo a coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJRR, Marcelle Grécia da Silva Nogueira Wottrich, a promoção das ações do programa reforçam o compromisso do Judiciário roraimense com um ambiente escolar mais seguro para todos.
“As iniciativas do Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima demonstraram no decorrer deste primeiro trimestre, o compromisso e o trabalho incansável em promover uma educação de qualidade e um ambiente escolar seguro e harmonioso para os alunos, alunas e corpo docente”, ressaltou a coordenadora.
E no combate a prática do Bullying e Cyberbullying (prática de bullying por meio de ambientes virtuais, como redes sociais e aplicativos de mensagem), os estudantes da Escola Estadual Professora Antônia Coelho de Lucena e da Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto, participaram de momentos de reflexão e informação sobre a prática, causas e consequências na vida de quem sofre e de quem pratica.
E em parceria com a Unidade de Justiça Restaurativa do Poder Judiciário, também ocorreram as oficinas da Prática Restaurativa no Abrigo Feminino, com intuito de contribuir com o planejamento da prática circular.
O programa também realizou 22 visitas técnicas às escolas estaduais, com o objetivo de fortalecer parcerias e identificar demandas de prevenção e mediação de conflitos no ambiente educacional, entre elas o Colégio Estadual Militarizado Professora Elza Breves de Carvalho, Escola Estadual Militarizado Maria Sônia de Brito de Brito Oliva, Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto, Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro de Lima, Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade, e outras.
Para outras informações sobre como levar as ações do Programa Justiça Comunitária as escolas estaduais, basta entrar em contato com a equipe do programa por meio do email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelos telefones: 6321 - 5116 (Sede Administrativa do TJRR ) ou 3194 - 2689 (Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva).
Programação do Justiça Comunitária nas escolas:
- 24/04 Tarde - Oficina Líderes da Paz, Público alvo - líderes e vice-líderes da Escola Estadual Antônio Ferreira.
- 26/04 Tarde - Oficina Líderes da Paz, Público alvo - líderes e vice-líderes da Escola Estadual Antônio Ferreira.