.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Slide item 1
Slide item 2

JUSTIÇA COMUNITÁRIA - Programa promove Cultura de Paz e Transformação nas Escolas de Roraima

Programa promove Cultura de Paz e Transformação nas Escolas de Roraima
 
Fotos: TJRR
Mulheres reunidas segundando um banner sobre Comunicação Não-Violenta.
 
O Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) se destaca pelas práticas que deixam uma marca transformadora nas escolas do Estado. Durante o ano de 2023, diversas iniciativas foram realizadas, demonstrando o comprometimento contínuo em promover a Cultura de Paz e o diálogo construtivo nas comunidades escolares. No mês de julho foram realizadas três ações, sendo uma palestra, um bate-papo e uma oficina.
 
A equipe do programa Justiça Comunitária promoveu uma Palestra sobre Comunicação Não-Violenta e uma Prática Circular com os docentes do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE) com o tema Respeito.
 
Alunos de costas em uma sala de aula.
 
O Centro de Memória e Cultura (CMC) foi o lugar escolhido para realizar um bate papo com os alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz sobre Comunicação Não Violenta e de um momento de reflexão sobre sentimentos.
 
Alunos reunidos em um círculo conversando.
 
No fim do mês, o Programa Justiça Comunitária iniciou a oficina Protagonismo Juvenil para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz. A oficina teve como objetivo fazer os alunos exercitarem a prática democrática de ouvir e se expressar de forma empática, reflexão sobre a conduta pessoal, incentivo à expressão na modalidade oral, desenvolvimento do senso de liderança e a protagonizar atividades colaborativas no ambiente escolar
 
A Oficina Protagonismo Juvenil continuará na Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz durante o mês de agosto e a previsão é de que sejam alcançados, aproximadamente, 345 alunos. 
 
Alunos em sala de aula sentados olhando para a professora que está em pé.
 
Essas ações são apenas alguns exemplos do impacto que o Programa Justiça Comunitária está levando às escolas de Roraima. Cada uma dessas iniciativas é mais um passo em direção a um ambiente educacional mais harmonioso, inclusivo e baseado no respeito mútuo, destacou a coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Grécia Wottrich.
 
"Essas Práticas Circulares oferecem um espaço para discutir temas relevantes, como respeito, gratidão, prevenção à violência, bullying e disciplina. Esses círculos são adaptados às necessidades das escolas, criando um ambiente propício para debates construtivos através da Comunicação Não-Violenta, um pilar central nas atividades do programa, composta por observação, sentimentos, necessidades e pedidos, nutrindo uma comunicação mais consciente e empática”.
 
Sobre o programa
 
Criado em 2006 pelo desembargador Mauro Campello, o Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) é uma parceria entre a Corte de Justiça e a Secretaria de Estado da Educação que tem revolucionado a maneira como a comunidade escolar encara os conflitos e promove a Cultura de Paz. Ao longo dos anos, o programa tem promovido oficinas e atividades que deixam uma marca duradoura nas escolas do estado.
 
O Programa Justiça Comunitária expande sua influência de forma contínua, abordando temas essenciais como saúde mental, autocuidado e protagonismo juvenil. Com o objetivo de capacitar todos os professores da rede pública estadual com a Oficina "Eu te vejo!", o programa almeja criar um ambiente escolar cada vez mais acolhedor, democrático e respeitoso, promovendo uma transformação profunda nas atitudes e valores da comunidade escolar. Através de parcerias e iniciativas inovadoras, o Programa Justiça Comunitária segue firme em seu compromisso de construir uma sociedade mais harmoniosa e colaborativa.
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte