A ação ocorreu no Colégio Carlo Casadio com professores
Foto: Ejurr
Os professores do Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio participaram do evento Diálogos Transformativos promovido pela Ejurr em parceria com o Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima. A ação teve como tema a motivação e ocorreu na noite de sexta-feira, 04 de agosto às 18h30.
Cerca de 40 professores participaram do evento. A ação teve como facilitadoras a coordenadora do Projeto A Escola vai à escola, Jane Dryelle, a coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich e a servidora do TJRR, Kárisse Blós.
O objetivo foi levar aos educadores que atuam no colégio, momentos de reflexões sobre a atuação profissional e assuntos como respeito, empatia e paz. A ação ocorreu no formato de prática circular, chamado Diálogos Transformativos.
A professora de Artes, Alexssandra de Lemos Pinheiro, elogiou o evento e se surpreendeu com o resultado positivo gerado.
“Necessitamos desses momentos de interação, momentos de conexão, de transformação, de autoconhecimento, de aprendizados e troca de valores com os demais professores. Acredito que “A Escola vai à escola” junto com a Justiça Comunitária só veio a somar nesse momento. Realmente nós estamos necessitando de alternativas dinâmicas para trabalhar tanto nosso emocional quanto com o nosso público que são os alunos e os pais. Saio daqui muito feliz, reflexiva, leve e motivada”
O professor de geografia, Josecy Alves não conhecia o formato da prática dos Diálogos Transformativos. Ele avaliou como proveitosa a iniciativa vivenciada com os demais colegas.
“Foi uma experiência muito válida pois pudemos externar nossos sentimentos e mostrar para as pessoas que realmente todos nós podemos aprender um com o outro, através das experiências vividas que aqui foram relatadas. A experiência é fundamental na vida do ser humano, para que os outros possam ver que através dessas mesmas experiências eles também são capazes de vencer seus desafios e seus obstáculos”.
A coordenadora do Projeto A Escola vai à escola, Jane Dryelle avaliou como positiva a ação no Colégio Estadual Militarizado Professor Carlos Casadio.
“Essa ação dos Diálogos Transformativos com os professores atingiu o objetivo de valorização dos profissionais. Eles saíram se sentindo mais felizes, leves e próximos uns com os outros”.
A ação fez parte do cronograma de atividades desenvolvidas pela Escola Judicial de Roraima (Ejurr). No dia 27 de julho, as atividades foram destinadas aos pais e mães de estudantes com a palestra Parentalidade Responsável. Nos próximos meses, serão realizadas atividades com os estudantes.
A Escola vai à escola
O projeto tem a intenção de levar às escolas de Roraima, temas como cultura da paz, protagonismo juvenil, gestão da emoção, mercado de trabalho, entre outros assuntos. Desde 2019, a Ejurr já atendeu mais de 1500 estudantes por meio de palestras e atividades com formadores regionais e de destaque nacional.
Em 2023, o Projeto A Escola vai à Escola está sendo ampliado para beneficiar além dos estudantes toda a comunidade escolar como professores, servidores das escolas, pais, mães e responsáveis por estudantes.
Fonte: Ejurr