Para reforçar o combate a violência e o bullying nas escolas, o programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu um ciclo de palestras, oficinas e visitas técnicas em escolas da capital e do interior do estado de Roraima. A ação foi realizada durante todo o mês de junho e continuará após o retorno das férias escolares.
O trabalho é destinado aos alunos, professores e toda a comunidade escolar com os temas: Comunicação não violenta , Gestão da Emoção, Qualidade de Vida do Trabalhador, Cyberbullying e Escola Restaurativa. A equipe passou por dez escolas.
Segundo a coordenadora do programa Justiça Comunitária, Marcelle Grécia da Silva Nogueira Wottrich, a ação visa capacitar o máximo de unidades educacionais a fim de potencializar a prevenção contra a violência nas escolas.
“Nosso objetivo maior é promover uma capacitação que atenda todas as escolas estaduais e formar multiplicadores. Observamos que dessa forma todos saem ganhando, pois justiça e educação juntas possuem um potencial sem igual na prevenção de violências e implementação da justiça restaurativa nas escolas. O que a sociedade almeja é que busquemos enquanto cidadãos e cidadãs, uma ´Cultura de Paz´”, disse.
Na capital, foram atendidas as Escolas estaduais Diva Lima, Maria das Dores Brasil, Buritis e Instituto Batista de Roraima (IBRR). Também foram atendidos servidores das escolas militarizadas no auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e no Colégio Militar Estadual Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges.
Já no interior do Estado de Roraima, o programa realizou palestras e capacitações na Escola Municipal Darcy Pedroso, localizada no município de São João da Baliza, direcionados a todos os professores municipais. Em continuidade a programação, a equipe visitou ainda as escolas estaduais dos municípios de São João da Baliza e São Luiz do Anauá, para articular propostas de capacitação aos professores das Escolas estaduais Allan Kardec, João Rodrigues da Silva, Professor Darci Ribeiro, Francisco Ricardo Macedo e Henrique Dias.
A equipe do Programa Justiça Comunitária foi convidada pela Secretaria Municipal de Educação do Município de São João da Baliza para realizar uma capacitação. O Ciclo de Palestras do Programa Justiça Comunitária abordou os seguintes temas: Gestão da Emoção, Comunicação Não Violenta – CNV, Qualidade de Vida do Trabalhador e Escola Restaurativa e teve como público-alvo os professores das escolas municipais do Baliza.
Os temas trabalhados nas palestras realizadas pelo Programa são a base para a capacitação em Escola Restaurativa. O Programa Justiça Comunitária trabalha com os princípios restaurativos desde 2006. A ação realizada em São João da Baliza contou com a participação da coordenadora Marcelle Wottrich e das mediadoras, as professoras Renatta Reis Gomes Alves e Dilma Roselli Coutinho da Silva Oliveira.