.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

FAZENDA PÚBLICA - TJRR e PGE/RR firmam acordo para reduzir o número de judicialização de dívidas

 

FAZENDA PÚBLICA - TJRR e PGE/RR firmam acordo para reduzir o número de judicialização de dívidas


O Tribunal de Justiça do Estado (TJRR) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE/RR) firmaram acordo de cooperação técnica a fim de reduzir o número de judicialização de ações de execução fiscal que tramitam no Judiciário roraimense. O acordo é baseado nos termos da Lei Estadual n.º 1024/2016, que confere à Fazenda Pública Estadual a possibilidade de desistir e não propor execuções fiscais cujos créditos não ultrapassem o valor de 40 UFERR (Unidades Fiscais do Estado de Roraima).

O Tribunal já selecionou aproximadamente 800 ações passíveis de se enquadrarem nas exigências da norma. A listagem desses processos foi encaminhada à PGE/RR, que fará a análise e solicitará a desistência daqueles que atendam aos critérios estabelecidos pela Lei.

 

Segundo o desembargador Jésus Nascimento, presidente do Centro de Inteligência da Justiça Estadual de Roraima (CIJERR), órgão que impulsionou as articulações para efetivação do acordo, “a medida visa a adoção de critérios racionais na tramitação de processos em massa. Foram identificadas execuções que vêm se estendendo há anos em decorrência da não localização do devedor ou de bens a penhorar, cujos créditos estão dentro do valor estipulado pela Lei Estadual n.º 1024/2016, e que serão analisadas pela PGE/RR”.

 

Segundo a servidora Fernanda Cantanhede, membro do CIJERR e coordenadora do NUGEPNAC, “o acordo refletirá na redução da taxa de congestionamento, melhoria do IPC-Jus e desafogamento do Judiciário, o que trará benefícios tanto para as instituições envolvidas como para o jurisdicionado”.

 

O compromisso de desistência da ação efetuado pela PGE/RR não impede a manutenção do protesto extrajudicial existente ou a apresentação de protesto extrajudicial do crédito tributário.

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte