O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do projeto Leitura Abre Portas e em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou, na quarta-feira (11), o evento “Natal Sustentável: Renovando Sonhos e Cultivando Futuros”, encerrando as atividades de 2024.
A cerimônia marcou a entrega de certificados aos jovens e adolescentes que atendem medidas socioeducativas no Centro de Semiliberdade e no Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), liberando o esforço e a dedicação em projetos educacionais e de capacitação. O evento foi realizado no auditório do CSE.
A certificação confirma o esforço dos adolescentes em práticas de leitura, escrita e atividades lúdicas. Segundo o desembargador Almiro Padilha, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), uma leitura oferece aos jovens uma nova perspectiva de vida.
“Ler é viajar sem sair de casa. Com este projeto, proporcionamos uma nova visão de futuro e confirmamos o esforço de cada um por meio da certificação.”
Dando continuidade ao projeto, foi assinado durante o evento um Acordo de Cooperação Técnica entre o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, e a secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares de Souza, garantindo a manutenção das atividades no Centro.
“Essa abordagem inovadora une leitura, escrita e interação, ampliando horizontes e renovando sonhos”, destacou o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento.
A secretária Tânia Soares ressaltou a relevância do momento.
“Ter a família, os servidores e a comunidade presentes agrega valor e felicidade a essa comemoração, celebrando também os resultados positivos do projeto.”
Hugo Vissoto, diretor do CSE, enfatizou a importância da continuidade do projeto para fortalecer as atividades e a rede de apoio.
“A parceria com o TJ e o Executivo é essencial para ações que reforcem vínculos familiares e apoiem os projetos de vida dos jovens em medidas socioeducativas.”
A ressocialização é outro objetivo central do projeto, conforme explicado por Lorrane Pereira da Costa, diretora de Gestão Documental do TJRR.
“Essa iniciativa promove a reinserção dos jovens na comunidade, ressignificando suas vidas para que se tornem adultos bem-sucedidos e integrados à sociedade.”
Durante o evento, as famílias dos jovens participaram da cerimônia, e os adolescentes receberam pinheiros natalinos confeccionados por eles mesmos.
A solenidade conto com a participação do Juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Esdras Benchimol, do assessor especial do GMF/TJRR, do coronel Dagoberto da Silva Gonçalves, a secretária adjunta da Secretaria de Qualidade de Vida do TJRR , Jakelane Oliveira, coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich,a assistente social GMF/TJRR, Débora Nóbrega e o assistente estadual técnico do Programa Fazendo Justiça do CNJ/PNUD, Alisson Messias.
Texto: Emily Soares - estagiária de Jornalismo
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR - dezembro/2024