Fotos: NUCRI
Nos meses de Novembro e Dezembro está sendo realizado o 2º Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à leitura! O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e é uma oportunidade de fomento à participação social e protagonismo de adolescentes e jovens do sistema socioeducativo às práticas literárias.
No dia 13 de Dezembro será realizada a Conferência Livre de Cultura no Sistema Socioeducativo, será um momento inédito de compreender as principais demandas da comunidade socioeducativa em torno da garantia do direito ao acesso a cultura, oportunizando o fortalecimento do acesso a serviços, equipamentos, fomentos e espaços culturais a estes adolescentes frequentemente alijados deste direito, mesmo antes de uma trajetória infracional.
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça de Roraima apoiou na realização da pré conferência Livre em conjunto com o CSE. Foi um momento de diálogo e fomento para que os adolescentes da Unidade Socioeducativa apresentassem propostas que serão levadas posteriormente para a Conferência Nacional de Cultura.
Em Roraima, o evento conta com o apoio da SETRABES, através da Coordenação do Sistema Socioeducativo que organiza e viabiliza toda a estrutura para realização das atividades.