
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Leonardo Cupello, participou de agenda institucional junto ao Exército Brasileiro, em Roraima.
A programação incluiu visita à galeria oficial da instituição militar, localizada no Quartel do Comando de Fronteira Roraima/7° Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR/7° BIS), Organização Militar Diretamente Subordinada à 1ª Brigada de Infantaria de Selva, no Salão Nobre, onde estão expostas duas pinturas que integram o acervo cultural do Exército no estado, de autoria do artista plástico Raphael Cupello, pai do presidente do TJRR.
As obras foram doadas ao C Fron RR/7° BIS em período anterior. Durante a visita, o desembargador foi recebido pelo comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista, General de Brigada Roberto Pereira Angrizani, em um momento de diálogo institucional voltado ao estreitamento da cooperação entre as instituições.
Na ocasião, as pinturas foram apresentadas ao chefe do Judiciário roraimense, com destaque para o valor cultural das obras e sua preservação como parte do patrimônio histórico mantido pela instituição militar.
O presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, afirmou que o reencontro com as obras teve peso simbólico para a família.
“Hoje, para mim, é um dia histórico. Tive a oportunidade de rever os quadros do meu pai, doados ao Exército. Vieram lembranças de quando ele ainda estava confeccionando os quadros, e eu acompanhei de perto todo esse processo, desde os primeiros traços até as escolhas do que seria retratado”, declarou.
Ao falar sobre a trajetória do pai, o presidente rememorou momentos e disse que as pinturas representam um legado que atravessa gerações.
“Ele era desenhista e pintor, muito técnico. Queria deixar um marco aqui, e deixou. São quadros que traduzem tudo o que ele representou no âmbito profissional como pintor. Deixou um legado enorme, não só material, mas também de valores e princípios que eu sigo até hoje”, completou.
Para o general Angrizani, a visita teve significado especial por reunir história, memória e reconhecimento.
“Foi um orgulho receber o presidente do TJRR. Além do caráter institucional, foi uma oportunidade para ele conhecer um pouco do nosso quartel, da história do Exército em Roraima e também reencontrar essas obras feitas pelo pai em homenagem à instituição. É uma grande honra”, disse.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
JANEIRO/2026 - NUCRI/TJRR


