ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

TJRR desenvolve campanha de prevenção a golpes e crimes virtuais

O objetivo é alertar magistrados, servidores e jurisdicionados, além de orientá-los a prevenir e agir em casos suspeitos.
Foto: Nucri TJRR
 
Imagem de mãos de uma pessoa mexendo no computador com um escudo com fechadura na tela.
 
 
Durante a pandemia, diversos magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) relataram terem sido vítimas de golpes por aplicativos de mensagens. Em geral, os criminosos fingem ser parentes ou amigos para extorqui-los.
 
Diante dessas ameaças, o Poder Judiciário orienta magistrados, servidores e jurisdicionados a como prevenir e combater essa modalidade de crime.
 
As principais orientações são: não informe nome, telefone ou código de confirmação a nenhum usuário ou empresa antes de checar se é realmente seguro; ative a confirmação em duas etapas nos aplicativos de mensagens, pois ela funciona como uma senha extra; desconfie de ligações de empresas que oferecem ofertas e prêmios; fique atento a arquivos e links suspeitos e atualize periodicamente as senhas.
 
É fundamental ainda ter cautela com pedidos de dinheiro de supostos parentes ou amigos. Quando receber uma solicitação como essa, jamais tome qualquer providência sem antes ligar para quem entrou em contato e confirmar as informações.
 
Se ainda assim você cair no golpe, envie um e-mail para o suporte do seu aplicativo de mensagens com o título “Perdido/Roubado: desative minha conta”. Inclua seu número de telefone com o código do país e DDD na mensagem. Sua conta será desativada e todos os que estiverem utilizando-a serão desconectados.
 
Uma campanha informativa e de prevenção quanto a essas ameaças, está em andamento nas redes sociais do TJRR, que podem ser acessadas nos endereços: @tjroraima (instagram) e Tribunal de Justiça de Roraima (Facebook). 
 
NO BRASIL - Em novembro de 2020, um ataque cibernético derrubou todos os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O mesmo ocorreu, este ano, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Todos os sistemas de informação daquele órgão ficaram indisponíveis.

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086