.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Grupo de Monitoramento Carcerário do TJRR visita unidades prisionais em Boa Vista

Foram vistoriadas a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, Cadeia Pública Masculina e Feminina. A proposta foi verificar a estrutura dessas unidades.

 

Fotos: Nucri TJRR   

Pessoas de costas andando em direção à unidade prisional.

 

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), realizou nesta sexta-feira, dia 18, uma visita às unidades do sistema prisional localizadas em Boa Vista. Foram visitadas a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Cadeia Pública Masculina e Cadeia Feminina.

A equipe do GMF, composta pelo supervisor desembargador Almiro Padilha e pelo assessor especial do Grupo, Dagoberto Gonçalves, verificou as áreas e estruturas de atendimentos médicos e hospitalares existentes, alas, alimentação, refeitórios, espaços para banhos de sol, além da estrutura que abriga os servidores da área de segurança pública que atuam nestas unidades, como o suporte administrativo e alojamentos. 

 

Foto de corredor de unidade prisional, com porta de grades em destaque.

 

 A ação, segundo o desembargador e supervisor do Grupo, Almiro Padilha, é importante para que o Poder Judiciário possa acompanhar como os trabalhos estão sendo conduzidos dentro das unidades prisionais.

“A nossa visita foi para verificar a situação. Na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo [Pamc], vamos colocar nossas cabines de videoconferência para dentro da parte murada [mais próximas das alas], para que os reeducandos não tenham que se deslocar de um bloco para o outro para participarem das audiências por videoconferências. Além de fazermos um relatório e encaminhar para o Conselho Nacional de Justiça [CNJ], também vamos interagir com as autoridades locais sobre as melhorias que podem ser implementadas”, destacou o desembargador. 

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, André Fernandes Ferreira, apoia a iniciativa e afirma que fiscalizações como estas, são fundamentais para o sistema prisional.  “Isso nos ajuda também a desenvolver um melhor trabalho, trazendo pra cá outras observações que talvez o nosso olhar ainda não tenha alcançado. Isso nos traz um olhar da Justiça nos dizendo aqui o que é necessário melhorar dentro do sistema prisional”, enfatizou o secretário. 

 

Policial penal sentado mexendo no computador, com imagens de sombras de pessoas na tela.

 

GMFS - Os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário – GMFs consistem em estruturas dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis, dentre outras atribuições, pela monitoração e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas em âmbito local.

O Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução n. 96/2009, ato que criou os GMFs no âmbito dos Tribunais de Justiça. Os GMFs têm papel fundamental na execução de novas políticas judiciárias destinadas à transformação do sistema prisional e do sistema socioeducativo.

 
 
 

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte