ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - Oficinas sobre a conscientização de economia de recursos fecham a programação

 

Evento foi promovido pela Comissão de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça de Roraima.

 

Fotos: Nucri/TJRR

 

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - Oficinas sobre a conscientização de economia de recursos fecham a programação

 

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Comissão Gestora Socioambiental, promoveu de forma virtual, oficinas direcionadas a  diretores e trabalhadores terceirizados do judiciário roraimense, para alinhar os trabalhos realizados com o Plano de Logística Sustentável (PLS) e ao Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS).

As reuniões ocorreram entre os dias 10 e 11 de junho, e fecharam o calendário de eventos da 5ª Semana do Meio Ambiente. Participaram do curso 14 diretores de Secretaria e 84 trabalhadores terceirizados.

O presidente da Comissão de Gestão Socioambiental, juiz Nildo Inácio, afirmou que essa capacitação, teve como proposta, formar os gestores de secretarias em relação ao PLS e ao IDS, além de do reforço as práticas de economia de recursos por parte dos fóruns e comarca do poder judiciário.

“O nosso objetivo foi sensibilizar os diretores e terceirizados para redução do consumo de materiais, serviços e recursos naturais como água, combustíveis e energia, visto que esses colaboradores que podem fazer uma grande economia na utilização desses recursos no Poder Judiciário”, explicou.

Segundo o diretor de Secretaria da Comarca de Bonfim, Henrique Tavares, o curso foi de suma importância para a difusão de conhecimento em vários aspectos relevantes em relação a questão ambiental, quando se trata de preservação e sustentabilidade, compartilhando conhecimentos e descobrindo mais sobre como promover práticas que não agridam a natureza.

"Com a aplicação dessas boas práticas o Tribunal tem um ganho de economia, principalmente na utilização de materiais e recursos. O TJRR é reconhecido como o mais verde do país e ainda tem um grande leque de oportunidades e ações para serem adotadas para avançar nessa área", disse.

Lorena Barbosa, atualmente é diretora de Secretaria em exercício da comarca de Alto Alegre, e comenta que o curso abriu a mente para diversos aspectos ambientais que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia.

"Tantas ações que hoje podem parecer inofensivas ao ambiente, daqui uns anos serão motivos de grandes desastres. Atos simples como desligar o computador ao terminar de usar e apagar as luzes, ajudam na  economia de energia e na redução de fontes que possam contaminar ao ambiente", finalizou.

Vale destacar que o Plano de Logística Sustentável é um instrumento de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade. Também contribui para melhorar a eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do órgão. Enquanto o IDS tem como objetivo criar um indicador que seja capaz de avaliar o resultado das práticas de economia do poder judiciário para reduzir os danos ao meio ambiente.

As aulas foram totalmente online e transmitidas com o apoio da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr). 

A 5ª Semana do Meio Ambiente promovida pelo TJRR, iniciou no dia 1º de Junho e encerrou as atividades no dia 11. Dentre as atividades, além das capacitações, ocorreram ainda, palestra sobre o uso racional da água e meio ambiente, distribuição de mudas, apresentação de um planejamento sobre  a substituição da matriz energética do TJRR e um encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico.

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086