ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

Programa Justiça Comunitária vai realizar palestra com desembargador Leoberto Brancher, do TJRS

Banner da Palestra com foto do desembargador Leoberto Narciso Brancher, uma ilustração da estátua da justiça e uma imagem de várias mãos formando um círculo.

 

O Programa Justiça Comunitária, em parceria com a Escola do Poder Judiciário (Ejurr), vai realizar palestra com o desembargador Leoberto Narciso Brancher, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), com o tema “Restaurativa: uma justiça para antes e mais além dos conflitos”, na segunda-feira (7), a partir das 15h.

 

O evento será realizado em alusão ao aniversário do programa, que completa 15 anos de existência e é fruto de uma parceria entre o TJRR com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). A Justiça Comunitária realiza um trabalho dentro das escolas e em seu entorno que visa contribuir para a democratização do acesso à Justiça, por meios de métodos alternativos de solução de conflitos. Problemas como bullying, assédio sexual, conflito familiar, drogas, furto e tentativa de suicídio fazem parte do dia a dia de atendimento da Justiça Comunitária nas escolas.

 

Para a presidente da Justiça Comunitária, Graciete Sotto Mayor, a ideia desse evento é resgatar a história da Justiça Comunitária, bem como mostrar tudo aquilo que já foi realizado durante esse período de atuação. “É muito importante todo o trabalho que é feito pela Justiça Comunitária, que é um projeto estadual. Alguns municípios do interior já foram contemplados.”

 

O palestrante Leoberto Brancher é desembargador no TJRS. Dedicou sua carreira à Justiça da Infância e Juventude e, mais exatamente, ao trabalho com jovens em conflito com a Lei. Atuou em diversas Comarcas antes de assumir como desembargador na Corte Estadual, em 2019. Desde 1999, Brancher dedica-se a iniciativas em Justiça Restaurativa, tendo sido um dos iniciadores da sua divulgação no país através de publicações realizadas, quando presidiu a Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e Juventude, entre 1999 e 2001, vindo a ser posteriormente uma das lideranças pioneiras na sua implantação e difusão desse modelo de Justiça.

 

Em 2004, criou o Núcleo de JR da Escola da Magistratura estadual, que promove grupos de estudos, seminários, eventos de intercâmbio e formações na área, iniciativa responsável por formar centenas de facilitadores de práticas restaurativas que compõem as equipes de Tribunais, Governos Estaduais e Municípios em 12 Estados da Federação.

 

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade, com transmissão ao vivo por meio do canal da Ejurr na plataforma YouTube.

 

Os interessados em receber o certificado pela participação na palestra devem efetivar inscrição prévia no evento, mas, independentemente de inscrição, qualquer pessoa poderá acompanhar a transmissão.

 

Para se inscrever no evento, clique aqui.

 

Creditos: EJURR

 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086