O Portal Simplificar ajuda na produtividade e reduz os custos
(Fotos: Nucri TJRR)
O Portal Simplificar é instrumento que viabiliza constante aprimoramento dos processos de trabalho das áreas judicial e administrativa do Poder Judiciário do Estado de Roraima.
O Tribunal de Justiça de Roraima tem buscado continuamente a melhoria de seus processos internos e sua modernização administrativa, a fim de aumentar a efetividade de suas ações e atender aos anseios da sociedade e, de forma mais direta, dos jurisdicionados. Por isso, criou o Portal Simplificar, https://simplificar.tjrr.jus.br, regido pela Resolução TP nº 29, de 08 de outubro de 2015.
A ideia do Simplificar, conforme Erika Horta, subsecretária de Planejamento e Qualidade do TJRR, é ajudar servidores a desenvolver melhor os trabalhos mostrando o caminho e os fluxos a percorrer dentro da instituição.
“Esse portal facilita o trabalho de todos, dando melhor compreensão dos procedimentos que poderão ser adotados por quem recebe um processo. Quando chega um processo numa determinada unidade, como por exemplo, um processo de férias de um servidor e o servidor não sabe o que fazer, ele acessa o Portal Simplificar e vai no fluxo de férias do servidor e lá terá os passos a seguir. Nesse portal tem todos os fluxos dos processos que temos dentro do Tribunal”, destacou.
De acordo com a subsecretária, o Portal Simplificar serve, principalmente, para eliminar o retrabalho, os gargalos processuais, ajuda na produtividade e reduz os custos. “A ideia é simplificar e desburocratizar o máximo possível e facilitar o trabalho de todos servidores”, disse.
Dentro do Portal, o servidor encontrará várias informações, como o que é o Portal Simplificar, de que forma participar, vídeos, imagens das reuniões e legislação, além dos fluxos existentes, dentre outros.
“Vamos colocar também quais os fluxos que são certificados pelo ISO, porque nem todos os fluxos do simplificar são certificados pelo ISO. Mas, nós temos os fluxos certificados e iremos destacar no Portal”, informou.
O ISO é um Sistema de Gestão com o intuito de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos, a fim de satisfazer clientes e alcançar o sucesso sustentado.
“Quando os servidores e magistrados seguem adequadamente os fluxos constantes no Portal Simplificar estão contribuindo efetivamente para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), mais diretamente para o alcance da certificação nas Normas ISO”, finalizou Erika.