Atualmente, o TJRR possui 702 servidores efetivos em diversas áreas do Poder Judiciário Estadual.
Foto: Arquivo TJRR
O primeiro concurso público para servidores efetivos do Judiciário estadual foi promovido em 1996. Até então, o Tribunal trabalhava com funcionários cedidos pela União.
Os 325 aprovados começaram a tomar posse no mês de dezembro do mesmo ano. O processo de nomeação dos servidores se estendeu até o ano de 2000. Desse total, 160 pessoas permanecem no TJRR.
Os cargos iniciais preenchidos foram: administrador, agente de proteção, analista de sistemas, assistente social, atendente, auxiliar judiciário, auxiliar de serviços gerais, bibliotecário, contador, escrivão, oficial contador/distribuidor/ partidor, oficial de Justiça, operador de som, pedagogo, programador de computador, psicólogo, técnico judiciário e telefonista.
Entre os aprovados estava Jucinelma Carvalho, técnica judiciária, hoje lotada no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. A servidora estava em um estágio probatório quando foi aprovada no concurso do Tribunal de Justiça. As melhores condições de trabalho oferecidas pelo TJRR a fizeram optar por desistir do cargo anterior e assumir o cargo atual.
Jucinelma Carvalho, técnica judiciária aprovada no primeiro concurso do TJRR
“Não me arrependo. O Poder Judiciário de Roraima cumpre e concede os direitos dos servidores e, desde meu ingresso no cargo, nunca deixei de receber minhas progressões funcionais. Ademais, podemos contar com auxílio alimentação, auxílio creche, plano de saúde e, especialmente, neste período de pandemia, o TJRR tem adotado medidas de segurança para evitar o adoecimento dos seus servidores, além de oferecer condições para o trabalho remoto, possibilitando, assim, a continuidade do trabalho.”
Há quase 25 anos Jucinelma é colaboradora do Tribunal. Sua primeira contribuição foi no administrativo, mas logo em seguida, foi lotada na 1ª Instância para lidar com processos físicos, anotando movimentações em fichas ainda de papel.
“É gratificante fazer parte da história, e sinto orgulho pelas melhorias e evoluções que ocorreram com o passar do tempo. Trabalhei na capital, aceitei o convite de ir para o interior e trabalhei em duas Comarcas. Após, retornei para Capital, trabalhando na 2ª Vara Cível, com uma equipe excepcional e eficiente”, destacou.
Novos concursos
Em 2001, um novo concurso foi realizado. Quatro pessoas foram aprovadas, mas apenas duas continuam em exercício até os dias de hoje.
Outro concurso para admissão de servidores efetivos ocorreu no ano seguinte, em 2002. No total, 208 servidores foram aprovados. Desses, 119 continuam fazendo parte do efetivo do TJRR.
Aprovados no concurso do TJRR tomam posse
Em 2006 foi realizado mais um concurso. A admissão ocorreu nos anos seguintes, em 2007, 2008 e 2009, quando 245 pessoas ingressaram no Tribunal, sendo que 157 permanecem no quadro.
O TJRR promoveu mais um concurso público para servidores em 2010. Ao todo, 90 foram aprovados, dos quais 72 seguem em exercício.
O mais recente concurso ocorreu em 2012. Dos 228 aprovados, continuam exercendo a função 192 servidores.
Atualmente, o TJRR possui 702 servidores efetivos em diversas áreas do Poder Judiciário Estadual.