.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

TJRR terá vara exclusiva para crimes contra criança e idoso

 

 

Como parte da programação alusiva ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Tribunal de Justiça de Roraima vai inaugurar na próxima segunda-feira, 16, às 9h, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, a Vara de Crimes Contra a Dignidade Sexual, Crimes Praticados Contra Criança e Adolescentes e Crimes Praticados Contra Idoso, bem como a Sala de Depoimento Especial.  

A Nova Vara foi criada pela Resolução nº 21/2016, publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 12 de maio de 2016, e será desmembrada da Vara de Crimes de Tráfico de Drogas, Crimes Decorrentes de Organização Criminosa, Crimes de "Lavagem" de Capitais e habeas corpus.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, a  nova vara vai permitir o cumprimento dos princípios constitucionais da celeridade e da duração razoável do processo. “Com esse desmembramento, as ações que tratam de crimes contra crianças e idosos poderão ser julgadas mais rapidamente”, informou.

Sala de Depoimento Especial - É um novo serviço especializado oferecido pelo Tribunal de Justiça de Roraima, cuja metodologia propõe uma escuta protegida, qualificada e não revitimizante de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual.

O depoimento especial, além de garantir um espaço físico mais amigável, representa nova postura da autoridade judiciária, que complementa a sua função com a participação de uma equipe multiprofissional capacitada em técnicas de entrevista forense.

Ao chegar ao Fórum Criminal, a criança e/ou adolescente serão encaminhados à Sala de Depoimento Especial, onde serão ouvidos pelo entrevistador forense com auxílio de equipamentos audiovisuais, e contarão apenas uma vez o que aconteceu.

Os equipamentos serão ligados a outros instalados na sala de audiência ao lado, onde estarão presentes o juiz, promotor e advogados, que poderão fazer perguntas ao entrevistador por meio do sistema de videoconferência. Encerrada a audiência, o juiz decidirá o que fazer com a coleta do depoimento.

 
Boa Vista, 13 de maio de 2016.
 
ASCOM/TJRR

 

 

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte