.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Reunião discute avanços e estratégias para impulsionar ações socioambientais


Foto: Nucri TJRR  

Mãos de seis pessoas sob terra, segurando um pouco de terra com uma muda de planta em cada.

Ela tem a competência de  planejar, implementar, monitorar as metas anuais e avaliar os indicadores de desempenho.


A Comissão de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a primeira reunião para discussão do planejamento organizacional de processos estruturados na promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O grupo, formalizado por meio da portaria  n 514 de março de 2021,  tem o objetivo ainda de trabalhar para o cumprimento das metas do Conselho da Nacional de Justiça (CNJ), em específico a meta 12, recém instituída, que tem como critério principal  impulsionar os processos de ações ambientais.

O encontro foi virtual e realizado na tarde de sexta-feira, dia 19. A abertura foi realizada pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter. Segundo ele, o objetivo fundamental das discussões é refletir sobre as mudanças de hábitos.

“Devemos pensar mais quanto a mudanças de padrões de compra, consumo e comportamento, além do comprometimento em impulsionar os processos de ações ambientais. O Tribunal de Justiça está preparado para  investir e incentivar as ações socioambientais”, frisou o presidente.

Na sequência, o juiz de Direito, Nildo Inácio, que preside a Comissão, deu início e falou sobre as metas e ações propostas, além de coletar sugestões relacionadas aos eixos temáticos que podem ser trabalhados.

Todas as iniciativas têm como base as deliberações constantes na  Resolução 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça, que incluem os eixos sobre o consumo consciente do  papel, copos descartáveis, água envasada em embalagem plástica, impressão, telefonia, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, reformas, limpeza, vigilância, veículos, combustível, qualidade de vida e capacitação socioambiental.

Conforme a resolução que instituiu a Comissão de Gestão Socioambiental no âmbito do TJRR, ela tem a competência de  planejar, implementar, monitorar as metas anuais e avaliar os indicadores de desempenho.

Foram tratados, ainda, durante a reunião, assuntos sobre as soluções que podem ser construídas para uma matriz energética que traga mais economia ao TJRR, assim como demais pontos que fazem parte do cronograma de atividades da Comissão, como  eventos e ações de treinamentos, além do compartilhamento de boas práticas.

Mais verde – O TJRR tem uma caminhada forte quanto à sustentabilidade. Em 2020, foi eleito pelo CNJ  o Tribunal mais verde do País, no  ranking entre os tribunais de justiça. Como base para a eleição, o Conselho acompanha e avalia todas as ações de sustentabilidade do Judiciário e elabora um levantamento anual do desempenho dos  tribunais: o Balanço Socioambiental do Poder Judiciário. Conforme a 4a  edição do balanço, os tribunais brasileiros economizaram R$ 66,8 milhões, entre 2018 e 2019, com água, esgoto, energia elétrica, motoristas, manutenção de veículos, impressões e telefonia e contratos de vigilância e limpeza; e com compras dos seguintes insumos: papel, água envasada e copo descartável. Foram destaques a redução dos gastos com copos descartáveis e impressões em mais de 18%.


Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte