A formação continuada foi online e terminou nesta quinta-feira (18).
Fotos: Nucri TJRR
Começou, na segunda-feira (15), o curso Gestão Cartorária - 1º Grau, oferecido pela Escola do Poder Judiciário de Roraima (EJURR) a todos os diretores de Secretaria das Unidades Judiciais.
A diretora de Gestão do 1° Grau, Inaiara Sá, explicou que o curso, cuja carga horária é de 16 horas, foi divido em quatro módulos: Atendimento Humanizado e Inclusão, com Aldair Ribeiro dos Santos, Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos, com Shiromir de Assis Eda, Gestão Cartorária e Padronização e Racionalização de Rotinas (Simplificar), ambos com Alexandre Trindade.
De acordo com a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Tânia Vasconcelos, o objetivo é otimizar a prestação jurisdicional no âmbito dos cartórios judiciais de 1º Grau do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
“Ao fim do curso, é importante que todos sejam capazes de identificar deficiências e de utilizar estratégias para organizar os processos e sistematizar as atividades cartorárias, prezando sempre por humanização, celeridade e eficiência”, disse ela.
Ao longo da formação continuada, foram apresentadas técnicas de comunicação, relacionamento interpessoal, humanização, gerenciamento de conflitos, estratégias para racionalização de rotinas e padronização de procedimentos no Programa Simplificar, além de funcionalidades do sistema Projudi para gerenciamento de processos, demandas e rotinas.
Para o diretor de Secretaria da 2o Vara de Família, Everton Sandro Rozzo Piva, o curso foi excelente. “Novidades no Projudi, mediação, tudo é muito importante. No primeiro dia, o Aldair nos fez refletir sobre empatia. Todos temos o direito de sermos bem atendidos”.
Segundo ele, o curso deveria ser oferecido a todos os servidores. “Na minha opinião, todos devem participar de forma qualitativa. Foi fantástico”, concluiu.