.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Interessados podem se inscrever como jurado voluntário

 

 

O Tribunal de Justiça de Roraima, através das 1ª e 2ª Varas do Tribunal do Júri e da Justiça Militar da Comarca de Boa Vista, está desenvolvendo a campanha Jurado Voluntário. O objetivo é incentivar pessoas interessadas em participar das sessões de julgamento, na qualidade de jurado, a se habilitarem junto às varas que julgam os crimes contra a vida.

O jurado é a pessoa investida na função de julgar os processos no Tribunal do Júri. Eles representam a sociedade da qual fazem parte e decidem em nome dela. Aos jurados compete o julgamento dos crimes dolosos contra vida, consumados ou tentados, ou qualquer outro crime que tenha conexão com um crime doloso contra a vida.

Entre os requisitos para ser jurado estão: ser cidadão brasileiro, maior de 18 anos; ter notória idoneidade; residir na comarca onde pretende atuar como jurado; estar em pleno gozo dos direitos políticos (ser eleitor) e não ter sido processado criminalmente.

“O jurado participa do julgamento de crimes que têm grande impacto na sociedade. E a decisão emanada do júri popular representa a visão da população da conduta do cidadão comum, dando uma roupagem mais realista à aplicação da lei”, disse a juíza titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Lana Leitão. A magistrada explicou ainda que esta  é a oportunidade do cidadão leigo exercer sua função dentro do Poder Judiciário, ou seja, é a manifestação da democracia.

Os interessados em atuar como jurado voluntário devem preencher o formulário específico através do link http://www.tjrr.jus.br/index.php/2016-03-07-17-22-20/jurado-voluntariojurados. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro de 2016. Em seguida, os candidatos que preencherem os critérios estabelecidos serão notificados, passando a atuar nas sessões do Tribunal do Júri em 2017.

Também é possível se inscrever diretamente na 1ª e 2ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar, localizadas no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, situado na Avenida CB PM José Tabira de Alencar Macedo, número 602, bairro Caranã.

Benefícios - A atividade exercida pelos jurados não é remunerada, porém, alguns benefícios são assegurados. Por exemplo, nenhum desconto será feito no salário ou vencimento do jurado no dia em que ele comparecer à sessão do júri; e ele terá assegurada prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo. Além disso, o exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral.

 

Boa Vista, 9 de maio de 2016.

 

ASCOM/TJRR


Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte