O sistema deve promover acesso interno e atualização compartilhada de dados entre os diversos setores do tribunal
Fotos: Nucri
Criado para auxiliar a gestão dos processos internos de organização de pessoal, o Sistema de Gestão Integrada já está em utilização no TJRR
O SGI (Sistema de Gestão Integrada) nasceu para dar mais agilidade aos procedimentos internos do TJRR, interligando as atividades de gestão de pessoas com todos os setores que compõem o tribunal. O SGI faz uso da tecnologia para resolver diferentes demandas em tempo real, facilitando a vida de magistrados e servidores.
A ideia é simplificar os processos internos por meio do uso de aplicativos e páginas da internet, que poderão ser acessadas de onde o magistrado ou servidor estiverem. Assim, de forma remota, passam a ser resolvidas questões como atualização de cadastro, férias ou licenças de servidores e magistrados, proporcionando um gerenciamento mais dinâmico no planejamento interno e nos períodos de afastamentos e substituições de servidores.
As mudanças visam promover melhoria para as secretarias, como a SGM (Secretaria de Gestão de Magistrados), que passa a contar com uma ferramenta de auxílio na manutenção do quórum mínimo durante os períodos de férias dos magistrados. Posteriormente, o sistema deve possibilitar a gestão da convocação de magistrados substitutos, por exemplo, quando se fizer necessário. Já o gerenciamento do Setor de Licenças e Afastamentos e a Subsecretaria de Folha de Pagamento passam a contar com relatórios personalizados.
Para a secretária-geral do TJRR, Tainah Westin, a ferramenta significa avanço tecnológico para o tribunal. “Internamente, o tribunal já eliminou o uso do papel e, no geral, os processos e a comunicação são quase completamente eletrônicos. Temos um nível de automação muito bom, porque entendemos que algumas rotinas podem ser automatizadas porque atividades operacionais devem ser feitas por máquinas. E nossos servidores, extremamente qualificados, precisam trabalhar na área mais intelectual da atuação do judiciário. Então, nesse sentido, existem ainda algumas rotinas em alguns setores que podem ser realizadas por meio de sistemas”, explicou.
Além da automação de processos, o Sistema de Gestão Integrada visa à contínua melhoria dos processos do tribunal, com análise do fluxo de trabalho e, futuramente, uso da Inteligência Artificial para simplificar os procedimentos.
Todo o sistema SGI foi desenvolvido internamente pela STI (Secretaria de Tecnologia da Informação) do TJRR.