DEPOIMENTO ESPECIAL - Poder Judiciário credencia cerca de 100 profissionais

 
 
 
Fotos: Lorrane Costa 
Aulas do curso de Depoimento Especial por meio de videoconferência.
Foram seis semanas de treinamento teórico e prático, com aulas remotas e presenciais 
 
O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) está realizando por meio  da CIJ (Coordenadoria da Infância e Juventude) , em parceria com a Ejurr (Escola do Judiciário) uma qualificação direcionada a profissionais credenciados para exercerem a função de entrevistadores forenses. Isso para manter o nível de capacitação necessário para a tomada de depoimentos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. 
 
Segundo o juiz coordenador da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Marcelo Oliveira, estão credenciados cerca 100 profissionais. Participando do curso, temos profissionais das áreas de Direito, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social”, explicou, ao reforçar que o curso tem o cunho de homologar o credenciamento destes profissionais.  
 
Ele explica ainda que o depoimento especial é um marco no compromisso da sociedade brasileira,  com a proteção integral de crianças e adolescentes. 
 
“O depoimento especial é um novo modo de ouvir vítimas ou testemunhas de violência. Lidar com crianças e adolescentes demanda especial atenção e muito treinamento, visando essencialmente compreendê-las e fazer com que se sintam seguras para contribuírem com a Justiça”, declarou o juiz, explicando que a parte prática compreende um treinamento dos futuros entrevistadores para que possam, de fato,  ouvir as crianças, com respeito  à  especial característica de pessoa em desenvolvimento.
 
METODOLOGIA E ESTRUTURA - O objetivo do método (depoimento especial), que deve ser aplicada em ambiente separado da sala de audiências e oferecer segurança, privacidade, conforto e condições de acolhimento, é minimizar a revitimização da criança ou adolescente e contribuir para a fidedignidade do depoimento, por meio da utilização de uma metodologia cientificamente testada. Atualmente, o Poder Judiciário de Roraima conta com uma sala de depoimento especial em cada comarca e mais duas na capital.

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte