.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Interessados em adotar crianças ou adolescentes são preparados em curso on-line

Todo o trabalho é direcionado àquelas pessoas que já estão cadastradas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento e que já deram entrada no processo de adoção
 
Fotos: Divulgação
Curso On-line preparatorio aos postulantes à adoção
A capacitação é realizada toda por meio da plataforma Scriba do TJRR
 
O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), por meio das Varas da Infância e Juventude, promove a 1ª Edição On-line do curso preparatório aos interessados em adotar uma criança ou adolescente. Trata-se de uma preparação psicológica para a adoção, voltada para aqueles que já deram entrada no processo de habilitação para adoção junto às Varas competentes.
 
A primeira etapa iniciou nessa quarta-feira, dia 1º de julho e segue até o dia 3. Os encontros ocorrem das 9h às 12h30, totalmente digital, por meio de videoconferências, transmitidas pela plataforma digital Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências) do TJRR.
 
Os técnicos do Setor Interprofissional das Varas da Infância e Juventude do Poder Judiciário de Roraima, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, são os responsáveis pela realização do curso. O principal objetivo é orientar e preparar aquelas pessoas interessadas em adotar crianças e adolescentes. 
 
Para essa primeira versão on-line, a condução das atividades é realizada pela psicóloga das Varas da Infância do TJRR, Ana Luiza Moreira, que organizou o plano de conteúdo visando atender à demanda daqueles que pretendem ser inseridos no SNAA (Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento).
 
“Todos os anos é um grande prazer realizar e participar do curso de habilitação para adoção. E em 2020, a satisfação é ainda maior por se tratar da primeira edição on-line. É um desafio, pois tivemos que procurar meios para nos adaptar a essa nova realidade e fazer acontecer. Essa capacitação, além de ser uma etapa obrigatória para quem pretende adotar, é um espaço para proporcionar maior reflexão e interação entre os participantes, que poderão contar suas experiências, percepções e sentimentos acerca da gestação adotiva”, esclareceu Ana Luiza.
 
Os temas discutidos durante o curso abordam as expectativas e motivações para a adoção, preconceitos e mitos que envolvem a adoção, ressignificando a adoção, a criança idealizada e a criança real. Trabalham ainda temas sobre as adoções necessárias, adoções tardias, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com deficiência ou de origem étnica diversa e apresentação de estatísticas  do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.
 
A Lei de número 12.010/09, vigente no Brasil desde novembro de 2009, preconiza que a inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento de pessoas interessadas na adoção de crianças e adolescentes deverá, obrigatoriamente, ser precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, implementado através da equipe técnica da Justiça da Infância e Juventude. Dessa forma, desde 2010, em Roraima, é realizado todos os anos, o Curso Preparatório aos Postulantes (interessados) à Adoção, que atualmente é ofertado semestralmente de forma presencial.
 
A segunda turma do curso está prevista para ocorrer no período de 6 e 8 de julho. Para complementação de horas, os participantes receberão sugestões de leituras sobre o tema, totalizando a carga horária do curso em 16 horas.
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte