.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

5 DE JUNHO - No Dia do Meio Ambiente, Tribunal de Justiça de Roraima apresenta resultados de ações de sustentabilidade

Economicidade com consumo de energia, papel, água e combustível são alguns dos principais resultados que refletem diretamente na sustentabilidade ambiental

Fotos: Nucri

Investimentos em tecnologia e Inteligência Artificial, além de ações de incentivo à conservação ambiental, são responsáveis diretos pelo desempenho do Judiciário na área de sustentabilidade ambiental

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste 5 de junho, é uma das principais datas definidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para promover sensibilização sobre a importância da conservação e preservação ambiental no mundo. E o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) tem efetivos motivos para comemorar o dia.
Os resultados são cada vez mais positivos na área de sustentabilidade ambiental, fomentada por diversas ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário de Roraima.

Conforme dados da SGE (Secretaria de Gestão Estratégica) do TJRR, somente nos meses de março e abril deste ano de 2020, o Tribunal de Justiça de Roraima economizou 66,53% no consumo de papel, comparado ao mesmo período de 2019. Também reduziu 41,41% no consumo de água, comparado ao ano passado. Resultados igualmente positivos são verificados com a economia de energia, que teve baixa de 26,70%. Além disso, o consumo de combustíveis também teve destaque, com a redução de 65,50% em gasolina e 15,9% em diesel, comparado ao mesmo período de 2019.

A secretária de Gestão Estratégica do Poder Judiciário, Inaiara Sá, ressalta que a preocupação com a sustentabilidade ambiental tem sido cada vez mais um dos principais focos de atuação da gestão do Poder Judiciário, que a cada ano desenvolve mais e novas ações pautadas na responsabilidade ambiental.

“Além das ações internas, com o incentivo ao uso de copos e canecas próprias, as comunicações e processos eletrônicos, o corte no fornecimento de água engarrafada, a instalação de sistemas inteligentes de iluminação por sensor, distribuição de mudas de plantas entre os servidores, entre outras ações, o Tribunal de Justiça de Roraima também atua voltado para a comunidade externa, com a instalação de Ecopontos para recebimento de pilhas e baterias, doação de papel para cooperativa de catadores e parceria na participação em ações de limpeza dos rios, promovidas pela Caer [Companhia de Águas e Esgotos]”, listou.

Tudo isso tem resultados diretos no ambiente de sustentabilidade ambiental que vem sendo promovido no âmbito do Poder Judiciário. E, para este Dia do Meio Ambiente, a secretária observa a necessidade da prestação de contas da atuação do Tribunal de Justiça, que trabalha com os devidos cuidados ambientais, o que beneficia não somente a instituição, mas toda a sociedade de Roraima.

Pessoas dentro de um barco, ajudando na limpeza do rio Branco

Para que o Tribunal de Justiça de Roraima continue no caminho certo e mantenha os índices de sustentabilidade ambiental, Inaiara informou que estratégias futuras já estão sendo planejadas. A tecnologia está entre as ferramentas principais para desacelerar os índices de consumo.

“Em recente reunião com o CNJ [Conselho Nacional de Justiça], uma das deliberações diz respeito à manutenção e aprimoramento da realização de audiências por meio do Scriba [Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências] do Tribunal de Justiça de Roraima. As audiências por videoconferência geram um grande benefício para sociedade, pois não demandam estrutura física, nem que as partes se desloquem. Como previsão, existe a montagem de uma Central de audiências por videoconferências”, informou.

A secretária acredita que essa tendência, também fortalecida devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e a necessidade de distanciamento social, se estabelecerá como rotina, pois levantamentos da SGE também comprovaram tanto a eficiência e economicidade da forma de trabalho, como a manutenção da produtividade de servidores e magistrados em atuação virtual. “Um dos grandes diferenciais, que também possibilitaram a geração expressiva dos resultados, foi a economia gerada pelo Teletrabalho. Agora, durante a pandemia, a redução foi ainda maior. Reduzimos em tudo; isso sem perder a produtividade jurisdicional”, destacou.

 

Tecnologia em favor do meio ambiente

Audiencia por videoconferencia

O Tribunal de Justiça de Roraima vem trabalhando para o fortalecimento da Inteligência Artificial desde 2019. Como exemplo dos avanços e geração de economia estão as audiências realizadas a distância, por videoconferência.

Tudo funciona a partir do Scriba, que é um sistema de audiências por videoconferências, que permite a qualquer unidade do Judiciário configurar o próprio serviço de comunicação inteligente com o sistema. Ele possui recursos para compartilhamento em tempo real de áudio, vídeo e documentos, e ainda permite a gravação das audiências presenciais e a distância, além da inclusão automática no processo judicial.

Todo o sistema influencia diretamente na economia de papel, combustível, água, entre outros, alcançando não somente resultados positivos na área financeira, mas na sustentabilidade ambiental.

 

 

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte