.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

EVENTO DIGITAL - Ministro do STJ abre primeiro Encontro Estadual de Precedentes Judiciais



A iniciativa é do Tribunal de Justiça de Roraima e as inscrições já estão abertas por meio da Escola do Judiciário de Roraima


Foto: STJ

ministro Paulo de Tarso Sanseverino, presidente da Comissão Gestora de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, presidente da Comissão Gestora de Precedentes do Superior Tribunal de Justiça, fará a abertura do evento, que será realizado por meio do canal do Poder Judiciário de Roraima no YouTube


Com a proposta de discutir e esclarecer dúvidas sobre precedente judicial, que de forma objetiva trata-se de uma decisão que pode servir como diretriz para julgamentos posteriores em situações jurídicas semelhantes e assim beneficiar ainda mais pessoas assistidas pelo judiciário, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) promove no próximo dia 3 de junho o 1º Encontro Estadual de Precedentes Judiciais.

Dentre as diversas participações já confirmadas está a do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, presidente da Comissão Gestora de Precedentes do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que ficará responsável por realizar a abertura do evento junto com o presidente da Comissão Gestora de Precedentes, desembargador Ricardo Oliveira, vice-presidente do TJRR.

O desembargador Ricardo Oliveira explicou que a ideia de promover um Encontro surgiu para atender à necessidade de ampliar a sistemática dos precedentes judiciais, reunindo autoridades, servidores, professores, estudiosos, alunos e demais interessados no debate sobre o tema. Em razão da pandemia do coronavírus, foi necessário adaptar o encontro, que antes seria presencial, à nova realidade tecnológica, com a utilização de plataforma on-line e com a colaboração de diversos setores do Tribunal de Justiça de Roraima.

“O 1º Encontro Estadual de Precedentes Judiciais é uma iniciativa para divulgar a operacionalização  dos precedentes judiciais para os operadores do Direito, estudantes e demais interessados no assunto. A intenção é que este evento possa incentivar os debates sobre a matéria e, principalmente, que a Justiça siga no caminho da valorização dos precedentes, como prevê o legislador no CPC [Código de Processo Civil], em atendimento aos princípios da celeridade, segurança jurídica e efetividade, pilares de uma boa prestação jurisdicional”, reforçou o desembargador.

As inscrições para o evento digital, que está sendo organizado por meio do Nugep (Núcleo de Gerenciamento de Precedentes) do TJRR em parceria com a Ejurr (Escola do Poder Judiciário de Roraima), já estão disponíveis no link: https://educa.enfam.jus.br/inscricao-1o-encontro-estadual-de-precedentes-judiciais.

PALESTRANTES – Além do ministro do STJ, Paulo de Tarso Sanseverino, o 1º Encontro Estadual de Precedentes Judiciais contará com as palestras do presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, dos assessores do Nugep do STJ, Marcelo Machiori e Aline Dourado, e do professor e magistrado do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), Maurício Cunha.

EVENTO DIGITAL – Realizado por meio do canal do Poder Judiciário de Roraima no YouTube, o encontro, programado para o dia 3 de junho, terá transmissão iniciada às 14 horas (horário local) e 15 horas (horário de Brasília). As inscrições podem ser efetuadas até o dia 2 de junho. No início do evento digital, será disponibilizado um QRCode (identificação digital) para confirmação de presença dos inscritos e posterior emissão de certificados.  

PRECEDENTES – São decisões judiciais que podem servir como diretriz para julgamentos posteriores de casos semelhantes.

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte