
Com a chegada do Carnaval, período marcado por festas e celebrações, o Tribunal de Justiça de Roraima destaca uma mensagem essencial: respeito e consentimento não tiram férias.
Por meio da ação Ouvidoria Direto ao Ponto, o Judiciário incentiva a conscientização sobre a importância de limites claros nas interações, inclusive em ambientes festivos e com grande circulação de pessoas.
Com o alerta “No Carnaval vale tudo? Não!”, a iniciativa esclarece que o clima de descontração não autoriza comportamentos invasivos ou desrespeitosos. Se a pessoa disser “não” ou se qualquer atitude causar desconforto, a situação pode caracterizar assédio.
A ação é conduzida pela Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado de Roraima, em conjunto com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, evidenciando o compromisso institucional com ambientes seguros, éticos e livres de violência.
A campanha também orienta sobre os canais de apoio e denúncia. Casos de assédio podem ser comunicados à Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Roraima pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também está disponível o canal da comissão responsável pela política de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação, pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., além do acesso à Ouvidoria pelo site oficial do Tribunal.
A mensagem é clara: a folia só é realmente boa quando todas as pessoas se sentem seguras.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
Texto: Ouvidoria/TJRR
Fotos: Ouvidoria/TJRR
FEVEREIRO/2026 - NUCRI/TJRR


