.

Selo Excelência 2025Selo de Linguagem Simples

Ano Judiciário de 2026 é aberto com balanço de resultados e diretrizes para o Judiciário roraimense

 

 

Planejamento, balanço e definição de prioridades marcaram a abertura do Ano Judiciário de 2026 em Roraima, realizada nessa segunda-feira (2), no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. A solenidade reuniu magistrados, autoridades e representantes institucionais para apresentação de resultados e projeção das diretrizes que orientarão a atuação do Poder Judiciário.

 

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, destacou a continuidade do compromisso institucional com o atendimento à sociedade e com as ações voltadas à cidadania. Em pronunciamento, ressaltou que o trabalho desenvolvido diariamente tem como missão comum garantir o acesso à Justiça em todo o Estado.

 

 

Segundo o desembargador presidente, esse esforço coletivo resultou, pelo terceiro ano, em reconhecimento nacional no âmbito do Conselho Nacional de Justiça. “Em qualquer local do Estado, a Justiça estará presente”, afirmou.

 

Durante a cerimônia, o presidente apresentou os principais eixos que orientaram a atuação institucional em 2025 e que seguem como diretrizes para 2026. Entre os pontos abordados, destacou o papel da imprensa e da comunicação institucional como instrumentos de transparência, diálogo social e aproximação com a população.

 

O presidente também mencionou o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça como parâmetro de gestão e aprimoramento contínuo. Como resultado desse alinhamento, citou os reconhecimentos nacionais obtidos pelo Tribunal, entre eles o Prêmio CNJ de Qualidade, categoria Excelência, conquistado pela terceira vez, além do Selo Diamante em Transparência Pública e premiações nas áreas de inovação, conciliação, direitos humanos, saúde e governança.

 

No âmbito do sistema penal, o presidente destacou a implementação do plano PenaJust, o incentivo às alternativas penais e a realização do primeiro esforço estadual voltado a esse modelo, com foco em uma atuação mais humanizada e eficiente.

 

"E vamos seguir nesse caminho. Depois de um 2025 de muito trabalho, continuamos com o mesmo projeto: o projeto de cidadania. Um projeto pra alcançar a sociedade com aquilo que ela merece: o melhor. O melhor Judiciário possível para um estado com dimensões enormes, com realidades diferentes em cada região. A pessoa que precisar, que procure a Justiça, porque nós vamos estar prontos para atender. Em qualquer lugar do estado, em qualquer rincão, a Justiça vai estar presente", destacou o presidente.

 

Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo institucional produzido pelo Núcleo de Comunicação Institucional (Nucri), com uma retrospectiva das principais ações desenvolvidas pelo Tribunal ao longo de 2025, além do lançamento da 3ª edição da Revista do Poder Judiciário. 

 

 

A cerimônia também foi marcada por um momento de reconhecimento institucional. Durante o evento, o Tribunal de Justiça de Roraima prestou homenagem ao desembargador Ricardo Oliveira, em agradecimento aos anos de dedicação e aos serviços prestados ao Judiciário roraimense.

 

 

A primeira vice-presidente da Associação dos Magistrados de Roraima, juíza Graciete Sotto, destacou os resultados do TJRR em 2025 e o reconhecimento nacional obtido pelo Tribunal.

 

“Temos indicadores que demonstram uma gestão responsável e comprometida com a missão de realizar justiça para a promoção social, com visão inovadora e valores como credibilidade, ética, transparência, efetividade, qualidade, parceria, acessibilidade, celeridade, empatia, sustentabilidade e inovação”, pontuou.

 

Na sequência, o vice-governador do Estado, Edilson Damião, ressaltou a cooperação entre o Governo de Roraima e o Tribunal de Justiça, afirmando que “a parceria institucional tem contribuído para os resultados alcançados nos últimos anos”.

 

Representando o Poder Legislativo, a deputada estadual Catarina Guerra destacou a harmonia entre os Poderes e reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa com o diálogo e o apoio às ações do Judiciário. “Hoje, firmamos esse compromisso em seguir nos colocando à disposição, pautando as ações importantes que vão realmente transformar a vida da população e deixando, é claro, os parabéns ao Judiciário por todo o empenho e dedicação ao longo desse ano 2025”

 

Acessibilidade

 

Com foco na ampliação do acesso à informação, a solenidade contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Justiça de Roraima no YouTube, além de tradução em Libras, audiodescrição e autodescrição, permitindo o acompanhamento do evento de forma acessível, inclusive de maneira remota. A cerimônia completa pode ser acompanhada no endereço: https://www.youtube.com/live/YcZaDjlSY8I.

 

Mesa de autoridades

 

 

Compuseram a mesa de honra da solenidade, além das autoridades já citadas, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, desembargador Leonardo Cupello. Também estiveram presentes o vice-governador do Estado, Edilson Damião, e, representando a Assembleia Legislativa de Roraima, a deputada estadual Catarina Guerra.

 

Os desembargadores Ricardo Oliveira e Cristovão Sutter; o juiz convocado Luiz Fernando Mallet; o defensor público-geral do Estado de Roraima, Oleno Matos; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, Natália Leitão; e a primeira vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Roraima, Graciete Sotto Maior.

 

Integraram ainda a mesa o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Roraima, Fábio Stica; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Erick Linhares; a ouvidora-geral de Justiça, desembargadora Elaine Biachi; e a diretora da Escola Judicial de Roraima, desembargadora Tânia Vasconcelos.

 


 

Acessibilidade

O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.

 


 

Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
JANEIRO/2026 - NUCRI/TJRR

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.