.

Selo Excelência 2025Selo de Linguagem Simples

Justiça Comunitária - quarto trimestre é marcado por ações voltadas ao cuidado emocional e o diálogo

 

Imagem colorida de uma sala de aula com pessoas adultas sentadas em circulos

 

 

 

Atuando há 19 anos em Roraima, o Programa Justiça Comunitária segue se estabelecendo como uma ferramenta que traz a democratização do acesso à Justiça, por meio do diálogo, mediação de conflitos e promoção da cultura de paz em diferentes territórios do estado.

Nas atividades realizadas no quarto trimestre de 2025, o Programa deu continuidade às suas ações junto aos núcleos escolares, com enfoque no cuidado emocional, na comunicação e no fortalecimento dos vínculos.

As atividades contemplaram escolas da capital, comunidades indígenas e municípios do interior. Foram realizadas mais de 40 ações com abordagens focais, destinadas a públicos menores, alcançando um número estimado de aproximadamente 400 pessoas.

As ações tiveram início na comunidade Guariba, com a palestra Bem Me Quero, destinada a alunos e docentes. Em seguida, servidores da Escola Estadual Indígena Índio Marajó participaram de um círculo de diálogo com a temática Gestão da Emoção, promovendo momentos de escuta e reflexão no ambiente escolar.

Segundo a coordenadora do Programa, Marcelle Wottrich, as ações foram planejadas de forma a respeitar as especificidades de cada grupo atendido.

"A equipe da Justiça Comunitária busca levar não só formações, mas principalmente um cuidado. Nossas ações respeitam as necessidades dos grupos. Existe um trabalho voltado para o cuidado com a comunicação e a saúde emocional de todos que participam. Adotamos estratégias que visam conectar as pessoas, sensibilizá-las, e o convite é primeiro para que se escutem e escutem a comunidade escolar.”

Além dessas ações formativas, o Programa realizou visitas técnicas ao município de Pacaraima, com o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pela Justiça Comunitária e fortalecer parcerias com escolas municipais, estaduais e com a rede de apoio local.

Construindo momentos de autocuidado e acolhimento, foram realizadas atividades como círculos de diálogo com pessoas em situação de semiliberdade, e participações em ações do Projeto Leitura Abre Portas.


Acessibilidade

O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybenar, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.


Texto: Juliana Pereira - estagiária de Jornalismo/ Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
DEZEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.