
Com o compromisso de garantir acessibilidade e democratizar o acesso à Justiça, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) passou a contar com a Plataforma Rybená em seu portal oficial. A tecnologia assistiva, desenvolvida no Brasil, oferece mais de 30 funcionalidades que eliminam barreiras de navegação, leitura e compreensão, tornando o ambiente digital do Judiciário roraimense mais inclusivo para todos os cidadãos.
A iniciativa, resultado de um processo de contratação especializada, foi implementada após uma fase de testes rigorosos que assegurou o pleno funcionamento da ferramenta. Agora, o portal do TJRR oferece recursos que beneficiam pessoas com deficiência, idosos e cidadãos com baixo letramento ou dificuldades cognitivas — reafirmando o compromisso da instituição com a acessibilidade digital e a inovação tecnológica.
A Rybená atua de forma não intrusiva, sem necessidade de alterar o código-fonte do site, e disponibiliza soluções de ponta como o Tradutor de Libras, que utiliza um avatar animado com inteligência artificial para traduzir textos, links, imagens e até arquivos em PDF para a Língua Brasileira de Sinais. O sistema faz uma leitura semântica do conteúdo, proporcionando uma tradução mais fluida e precisa para a comunidade surda.
Outro destaque é o Leitor de Voz, que permite a leitura natural de textos em português, inglês e espanhol, ampliando a autonomia de pessoas com baixa visão, dislexia, TDAH e outras condições que se beneficiam da escuta para melhor compreensão.
A plataforma também disponibiliza recursos visuais e cognitivos avançados, como controle de contraste e cores, tipografia adaptada para dislexia, guias de leitura e comandos inteligentes baseados em IA, capazes de descrever imagens, simplificar textos complexos e explicar termos e expressões em tempo real.
A adoção da Rybená está em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina a obrigatoriedade de acessibilidade em sites e portais de órgãos públicos. Com isso, o TJRR não apenas cumpre a legislação, mas também se alinha às principais diretrizes nacionais (ABNT) e internacionais (WCAG) de acessibilidade na web — consolidando-se como referência em inclusão e inovação no Judiciário brasileiro.
A matéria possui uma foto. A seguir a descrição:
Foto 1: A imagem mostra uma captura de tela do site do Poder Judiciário do Estado de Roraima, com destaque para a interface do recurso de acessibilidade digital Rybená, localizada no canto inferior esquerdo da página. A janela do Rybená está sobreposta ao conteúdo principal do site e exibe diversos botões azuis organizados em três colunas, oferecendo recursos como: descrever imagem (IA), simplificar texto (IA), significado da palavra (IA), além de ajustes de contraste (claro, escuro, invertido), saturação (alta, baixa e monocromática), máscara de leitura, guia de leitura, cursor grande, ampliação com o cursor, espaçamento entre letras, altura de linha e tamanho da fonte.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR


