Material on-line reúne orientações práticas para famílias e profissionais da área.

O Poder Judiciário de Roraima reconhece que a primeira infância é uma etapa essencial para o desenvolvimento infantil. Com esse propósito, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima lançou, neste mês de outubro, uma coleção de cartilhas educativas voltadas a crianças, adolescentes, famílias e educadores.
A iniciativa, em alusão ao mês das crianças, traz ilustrações coloridas e conteúdo acessível, com orientações sobre o cuidado na primeira infância, prevenção de violências e uso seguro da tecnologia.
O material, disponível em formato on-line, foi elaborado especialmente para apoiar o público de até seis anos de idade — faixa etária que define a primeira infância, segundo o Ministério da Saúde. Nessa fase, o cérebro passa por intensos processos de amadurecimento e desenvolvimento das habilidades de aprendizado, tornando o incentivo à educação e à proteção ainda mais importante.
Acesse as cartilhas pelo link: https://www.tjrr.jus.br/index.php/cij-cartilhas
Na matéria contém a uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: A imagem é um pôster de divulgação em fundo azul claro, com uma faixa horizontal azul escuro na parte inferior. No centro da imagem, em fonte grande e cor azul marinho, está a palavra "Cartilhas". Abaixo, em fonte menor e cor azul, lê-se "Série Primeira Infância - 0 a 6 anos". À esquerda, um grupo de cartilhas está empilhado, com suas capas inclinadas e parcialmente visíveis. A capa mais proeminente e no topo é a "Sinais do Autismo na Primeira Infância", que apresenta um desenho colorido de peças de quebra-cabeça sendo encaixadas por mãos de diferentes tons de pele. No canto superior direito, há o logotipo da "CIJ COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE". No canto inferior direito, o logotipo do "PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RORAIMA". O tema geral é a divulgação de materiais informativos para a Primeira Infância (0 a 6 anos) pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário do Estado de Roraima.
Texto: NUCRI
Fotos: NUCRI
Outubro/2025 -NUCRI - TJRR