Com uma trajetória de dez anos marcada pelo compromisso com a educação e a conscientização social, o Projeto Maria Vai à Escola, iniciativa do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), foi homenageado na sexta-feira (26) na Câmara Municipal de Boa Vista. A cerimônia reconheceu o trabalho do projeto, que atua na formação de crianças para a promoção de valores como cidadania, respeito e prevenção da violência.
Durante a solenidade, o juiz titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Jaime Plá Pujades de Ávila, junto com a equipe pedagógica do projeto, composta pela chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da CEVID/TJRR, Aurilene Mesquita, e por professoras da rede municipal que atuam na iniciativa, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco, concedida pela Câmara Municipal a pessoas e instituições que prestam serviços relevantes à sociedade e se destacam em ações de interesse público.
Criado em maio de 2015, o projeto desenvolve diversas ações educativas com alunos do ensino fundamental, abordando temas como direitos humanos, igualdade de gênero, prevenção à violência doméstica e a Lei Maria da Penha. Por meio de aulas interativas, rodas de diálogo, atividades artísticas e dinâmicas pedagógicas, a iniciativa busca formar crianças conscientes de seus direitos e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Acima da matéria há um slide com três imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: Imagem colorida mostra cinco pessoas em pé lado a lado, sorrindo para a câmera, em frente a um fundo liso e claro que exibe parcialmente o brasão e o nome da Câmara Municipal de Boa Vista. No centro, um homem de cabelo grisalho e barba, vestindo um terno azul-claro e gravata verde-clara, está com duas medalhas no pescoço. Ele é ladeado por quatro mulheres. Da esquerda para a direita: a primeira mulher veste uma blusa preta e um blazer marrom-avermelhado; a segunda veste um conjunto de blazer e calça bege-claro; a terceira, ao lado direito do homem, veste um vestido preto e uma medalha; e a quarta mulher, na extrema direita, veste um vestido bege de um ombro só. Todos parecem estar em uma cerimônia de premiação ou homenagem.
Foto 2: Imagem colorida mostra uma cena de uma cerimônia pública em um ambiente interno. No centro, uma mulher de blusa rosa choque com mangas bufantes está em pé, de costas para a câmera, colocando uma medalha no pescoço de um homem. O homem está de frente para a mulher, inclinado ligeiramente, vestindo um terno azul-claro com uma gravata. O fundo é dominado por um telão que exibe, em letras brancas, a frase "Entrega de honrarias" e o logotipo da Câmara Municipal de Boa Vista.
Foto 3: Imagem colorida mostra um grande grupo de pessoas em pé, em um palco ou área elevada de um auditório, posando para uma foto em grupo. A maioria do grupo é composta por mulheres, em pé em duas fileiras, vestindo roupas variadas e informais, muitas com medalhas no pescoço. Elas seguram caixas de madeira retangulares, possivelmente honrarias. No canto direito superior, um homem de terno azul-claro também segura uma medalha no pescoço. Ao fundo, um telão acima das pessoas exibe as palavras em português: "Sessão Solene" e "Entrega de honrarias", junto ao logotipo da Câmara Municipal de Boa Vista. O ambiente tem paredes claras e um grande balcão ou mesa de conferência no primeiro plano.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista / Wesley Vieira - Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: Divulgação
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR