.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Adolescentes em Semiliberdade se aproximam da literatura com projeto Autor na Biblioteca

 
Foto colorida mostra à esquerda, uma mulher de cabelo longo, liso e preto, usando óculos, camiseta branca e calça rosa, segura um livro enquanto fala. Ao lado dela está um homem de camisa preta, barba e cabelos escuros, observando a fala da colega. Ambos estão de pé, à frente de uma mesa coberta por uma toalha rendada bege, sobre a qual há exemplares de livros organizados. Sentados de costas, alguns jovens com camisetas brancas estampadas com os dizeres “Socioeducativo” e logomarcas de instituições parceiras assistem à apresentação. Atrás da dupla, há uma estante de madeira escura com livros coloridos e um banner com a frase “Autor na Biblioteca”. À direita, uma planta com flores amarelas completa a decoração do ambiente.
 
Jovens que cumprem medidas socioeducativas na Unidade Semiliberdade participaram de mais uma edição do Autor na Biblioteca, projeto promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima (Secult), em parceria com a Biblioteca Judiciária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), por meio do Leitura Abre Portas, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e executado no Sistema Socioeducativo de Roraima.
 
A iniciativa aproxima os participantes da leitura e da literatura, fortalecendo o hábito de ler e utilizando os livros como instrumentos de reflexão, aprendizado e transformação social.
 
Nesta edição, os participantes conheceram o escritor Kinho Corrêa. A bibliotecária do TJRR, Madrice Cunha, destacou a importância do encontro.
 
“O primeiro encontro foi realizado no mês de julho com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em regime de internação do Centro Socioeducativo e agora trouxemos os adolescentes da Semiliberdade. Foi um momento muito bacana, no qual eles puderam dialogar diretamente com o autor. Essa troca é fundamental, porque a leitura estabelece pontes entre autor e leitor. Muitas vezes, uma fala ou uma história pode marcar a vida de uma pessoa, e foi o que aconteceu aqui hoje.”
 
Foto colorida mostra um homem de pele clara, cabelo curto e barba, veste camisa preta e fala de pé em frente a um grupo de pessoas sentadas. À sua frente, estão adolescentes com camisetas brancas, onde se lê “Socioeducativo” nas costas. Eles estão sentados em cadeiras de madeira e assistem à apresentação. Atrás do palestrante, há uma estante com livros coloridos e um banner que diz “Autor na Biblioteca”. Ao lado, uma planta com flores amarelas decora o espaço. À esquerda da imagem, vê-se uma mesa coberta com toalha rendada e, ao fundo, outra estante com livros. À direita, mulheres mais velhas, sentadas, observam o evento com atenção.
 
O diálogo trouxe reflexões sobre dependência química, superação e novas perspectivas de vida. O escritor Kinho Corrêa comentou sobre o valor da leitura nesse contexto.
 
“Esse público precisa de informação voltada para a dependência química e também para a literatura, porque a leitura abre portas. Ela mostra que a vida não é apenas uma caixinha, mas que existem outros horizontes e formas de vencer. Estou feliz de estar aqui e poder passar essa mensagem.”
 
O secretário de Cultura e Turismo, José Alex Soares Ferreira, ressaltou a importância da continuidade do projeto.
 
“Hoje tivemos a grande satisfação de receber o autor Kinho, que apresentou sua obra para adolescentes em processo de reabilitação social. O projeto Autor na Biblioteca é uma semente de conhecimento que pode transformar vidas”.
 

 
Na matéria contém uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: Foto colorida mostra à esquerda, uma mulher de cabelo longo, liso e preto, usando óculos, camiseta branca e calça rosa, segura um livro enquanto fala. Ao lado dela está um homem de camisa preta, barba e cabelos escuros, observando a fala da colega. Ambos estão de pé, à frente de uma mesa coberta por uma toalha rendada bege, sobre a qual há exemplares de livros organizados. Sentados de costas, alguns jovens com camisetas brancas estampadas com os dizeres “Socioeducativo” e logomarcas de instituições parceiras assistem à apresentação. Atrás da dupla, há uma estante de madeira escura com livros coloridos e um banner com a frase “Autor na Biblioteca”. À direita, uma planta com flores amarelas completa a decoração do ambiente.
Foto 2: Foto colorida mostra um homem de pele clara, cabelo curto e barba, veste camisa preta e fala de pé em frente a um grupo de pessoas sentadas. À sua frente, estão adolescentes com camisetas brancas, onde se lê “Socioeducativo” nas costas. Eles estão sentados em cadeiras de madeira e assistem à apresentação. Atrás do palestrante, há uma estante com livros coloridos e um banner que diz “Autor na Biblioteca”. Ao lado, uma planta com flores amarelas decora o espaço. À esquerda da imagem, vê-se uma mesa coberta com toalha rendada e, ao fundo, outra estante com livros. À direita, mulheres mais velhas, sentadas, observam o evento com atenção.

Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: Nucri 
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte