
Casar era um sonho e a chance de realizá-lo surgiu quando Danila Miranda e Manuel Alves souberam das inscrições do casamento coletivo “Enfim, Casados”, promovido pela Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e parceiros, em 2022. Com a segunda edição no município, que encerra as inscrições nesta sexta-feira (19), ela relembra como tudo aconteceu.
“A gente foi atrás, mas quando chegamos lá precisava de documentos que não tínhamos. Ficamos nervosos, mas conseguimos regularizar tudo. Quando fomos nos inscrever só tinha uma vaga, era a nossa”, afirmou Danila.
Em 2025, são ofertadas 50 vagas para casais. A ação acontece por meio de uma cooperação entre a DPE-RR com o Tribunal de Justiça de Roraima, Cartório de Ofício Único de Rorainópolis e a Prefeitura de Rorainópolis.
Para se inscrever é preciso ser brasileiro maior de 16 anos de idade; ser solteiro, divorciado ou viúvo. Assim, os interessados devem comparecer à sede do Cartório de Rorainópolis localizado na Rua Pedro Daniel da Silva, Nº 1825, Centro. Os documentos dos noivos e testemunhas estão listados no edital disponível no site defensoria.rr.def.br.
Danila e Manuel Alves se conheceram em 2016, mas somente em 2017 foi que decidiram morar juntos. Hoje, após dois anos sendo oficialmente casada, Danila está feliz.
“Ficamos orgulhosos, porque estava tudo lindo, e até hoje eu tenho a certeza de que escolhi um príncipe para me casar”, disse.
A coordenadora, defensora pública Elceni Diogo, afirma que é uma ação necessária e faz o convite.
“Você que pensa em regularizar a sua situação matrimonial, não perca essa oportunidade. Procure o Cartório de Ofício Único de Rorainópolis para fazer a sua inscrição”, disse a defensora.
A tabeliã do Cartório de Ofício Único de Rorainópolis, Inês Viana Maraschin, explica como funciona a parceria da Defensoria com o Cartório na execução desse evento.
“Na ação, quem faz a inscrição dos casais somos nós do cartório e a Defensoria entra com a organização de todo o evento da cerimônia”.
A cerimônia está marcada para o dia 10 de outubro, às 16h, em local que será divulgado em breve. O casamento acontece no regime de bens estabelecido pelo Código Civil de comunhão parcial de bens.
A lista dos casais selecionados será divulgada no site oficial da DPE-RR, além do perfil oficial da Defensoria no Instagram (@defensoriarr).
A matéria possui uma imagem. Abaixo a descrição na ordem de publicação:
Foto: A imagem colorida contém o casal Danila Miranda e Manuel Alves, que se conheceram em 2016 e disseram "sim" em 2022.
Texto: ASCOM DPE-RR
Foto: ASCOM DPE-RR
SETEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR