Caminhos de Justiça: Por Céu, Água e Terra” resgata a história e atuação da VJI em Roraima

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais (NUCRI), lançou o documentário “Caminhos de Justiça: Por Céu, Água e Terra”, em comemoração aos 19 anos da Vara da Justiça Itinerante (VJI) em Roraima.
Atuando em todo o estado, a unidade desempenha papel fundamental na ampliação do acesso à justiça e na promoção da cidadania, oferecendo serviços rápidos, gratuitos e eficazes, assegurando que todos os roraimenses tenham seus direitos garantidos.
O documentário resgata a trajetória da VJI, desde a criação do Juizado Especial Volante em 1997, até a instalação oficial da Vara em 2006, e acompanha sua atuação ao longo dos anos. Destacam-se no material o atendimento a comunidades indígenas e migrantes em situação de vulnerabilidade.
A produção conta com depoimentos dos desembargadores Erick Linhares, Mozarildo Cavalcanti e Tânia Vasconcelos, da juíza titular da Justiça Itinerante, Graciete Sotto Mayor, além de servidores veteranos, como Ana Luiza Martinez e Darwin Lima. Esses relatos relatam os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e a contínua evolução da Vara, que permanece levando justiça às diferentes regiões do estado.
Trajetória de serviços por todo o estado

A instalação oficial da Vara da Justiça Itinerante ocorreu em 29 de setembro de 2006, mas suas raízes remontam a 1997, com a criação do Juizado Especial Volante. Essa iniciativa pioneira levou o Judiciário além do fórum, aproximando a Justiça das comunidades mais distantes e oferecendo soluções rápidas e acessíveis a cidadãos, muitas vezes desconhecedores de seus direitos.
Ao longo dos anos, o projeto evoluiu, passando a ser denominado Justiça Volante em 2001, e expandiu suas ações para diversas regiões do estado. Com a instalação oficial da Vara, em 2006, sua atuação foi consolidada, tornando-se referência no acesso à Justiça em Roraima, permanecendo ativa em todo o território estadual.
Confira o material na integra:
A matéria possui uma foto. A seguir a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Fotografia colorida de um auditório cheio de pessoas sentadas assistindo a uma apresentação em um telão. A plateia é composta por homens e mulheres, muitos de terno, com atenção voltada à tela. No canto esquerdo da imagem, um homem opera dois computadores, enquanto outro, em pé, registra o evento com uma câmera fotográfica. No telão, há uma imagem de indígenas em fila com coletes salva-vidas laranja e o texto sobreposto: “Estavam ali uns 60 líderes, eles deixaram tudo que a gente fala, tudo se aproveita mais.” No fundo da sala, há três mulheres em pé, observando a apresentação. As paredes são brancas, com janelas de persianas verticais abertas, e o ambiente é bem iluminado.
Foto 2: Imagem colorida mostra um auditório lotado durante uma apresentação institucional. À esquerda, pessoas estão sentadas nas bancadas do plenário, com notebooks à frente, formando uma fileira voltada para o púlpito. No centro, um homem opera dois computadores sobre uma mesa. No lado direito da imagem, o público assiste atentamente a um vídeo exibido em uma tela grande na parede, que mostra um homem
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista / Wesley Vieira - Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR