
Em alusão ao Setembro Verde, campanha que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência, foi realizada na manhã da última sexta-feira, 5, a palestra “Direitos da Pessoa com Deficiência: Conquistas Históricas e Direitos Atuais”.
O evento, promovido pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e pelo Setor de Acessibilidade e Inclusão (SAINC), aconteceu no auditório da Escola Judicial de Roraima (EJURR).
A palestra foi conduzida pelo defensor público e integrante do Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência, Dr. Oleno Matos, que abordou a trajetória de luta por direitos das pessoas com deficiência, discutindo a legislação brasileira e ações de inclusão.
“Ficamos felizes em ter a oportunidade de falar sobre os direitos da pessoa com deficiência neste mês de setembro. Para quem não sabe, setembro é o Setembro Verde, data instituída por lei em Roraima, dedicada a promover a garantia de direitos e a visibilidade das pessoas com deficiência”, afirmou Dr. Oleno Matos.
A presidente da CPAI e diretora da EJURR, desembargadora Tânia Vasconcelos, reforçou a relevância de discutir acessibilidade e inclusão, temas que ganham cada vez mais atenção no cenário nacional.
“Este evento é mais uma iniciativa para sensibilizar e informar as pessoas sobre a importância do tema, garantindo que, num futuro próximo, oportunidades sejam asseguradas a todos, sem discriminação”, destacou a desembargadora.
Entre as entidades presentes, estavam representantes do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), da Associação dos Deficientes Visuais, do Centro de Referência Paralímpico de Roraima, da Associação Roraimense de Pessoas com Deficiência e Espectro, e da Associação de Surdos do Estado de Roraima – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UERR.
O presidente do Centro de Referência Paralímpico de Roraima, Vinícius Denardin, destacou a importância de promover mais discussões específicas para pessoas com deficiência, a fim de aprimorar ações relacionadas à aptidão física, social e psicológica.
“Quem trabalha com esporte para pessoas com deficiência percebe o quanto ele pode transformar vidas. Mas é fundamental também tratar de outros temas, permitindo que as pessoas com deficiência discutam e pautem questões na sociedade, contribuindo para melhores condições de qualidade de vida”, afirmou Vinícius Denardin.
Na matéria contém uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: A imagem mostra uma palestra ou seminário da Escola Judicial de Roraima (EJURR). Na frente da sala, um palestrante está falando ao microfone, enquanto um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) traduz a fala para a plateia. No telão, atrás deles, aparece o tema do evento: "DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: HISTÓRICO E DESAFIOS ATUAIS". A plateia, composta por diversas pessoas sentada em carteiras azuis com a logomarca da EJURR. Há bandeiras da EJURR nas laterais da sala, reforçando a identidade visual do evento.
Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 – NUCRI/TJRR