A agenda também contemplou visita à Operação Acolhida

O auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, em Boa Vista, foi palco de um momento marcante para a comunidade jurídica de Roraima. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Kukina, proferiu a palestra “Notas sobre a Sistemática dos Recursos Repetitivos”, reunindo magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, estudantes e representantes da sociedade civil.
O evento contou com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) no YouTube e recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, legenda automática e cadeiras prioritárias para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Durante a exposição, o ministro ressaltou a relevância da temática para o fortalecimento da segurança jurídica e da prestação jurisdicional. Ele explicou que os recursos repetitivos constituem formadores de teses vinculantes para os tribunais e magistrados das instâncias ordinárias e compartilhou suas experiências e reflexões sobre esse instituto, considerado o verdadeiro coração do Código de Processo Civil de 2015.
O presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, destacou a importância da presença de ministros em Roraima e o papel social do Judiciário.
“É vital a interlocução entre as principais autoridades do Judiciário nacional e a nossa sociedade roraimense, nossos magistrados, servidores e estudantes. A presença do eminente ministro Sérgio Kukina foi um marco histórico: ele nos ofereceu uma verdadeira aula sobre um tema tão importante”, afirmou.

A presidente da Escola Judicial de Roraima (Ejurr), desembargadora Tânia Vasconcelos, também enfatizou a relevância do encontro.
“Recebemos o ministro Sérgio Kukina, que trouxe um tema extremamente relevante: a sistemática dos recursos repetitivos, um instrumento que não só acelera, como garante, sobretudo, a segurança jurídica. Ele nos brindou com uma aula maravilhosa, que atendeu magistrados e estudantes presentes. Foi um momento ímpar para a nossa escola.”
A palestra completa está disponível no canal do TJRR no YouTube: clique aqui.
Visita ao Abrigo Waraotuma a Tuaranoko

No sábado, 30 de agosto, o ministro Sérgio Kukina visitou o Abrigo Waraotuma a Tuaranoko, da Operação Acolhida, acompanhado do presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, do desembargador Cristóvão Suter e do secretário-geral do Tribunal, Hermenegildo D’Avila.
A comitiva foi recebida pelo coordenador militar da Operação, Tenente Custódio Édson de Paula, juntamente com o Tenente Wendel Teixeira de Queiroz Brum, os Coronéis Rodrigo Nunes Ferreira e Rene Magalhães Garcia, e o Subtenente San Martin Castilho de Souza Leite. Durante a visita, os magistrados conheceram o funcionamento do espaço, que acolhe migrantes e refugiados venezuelanos, em especial famílias das etnias indígenas Warao e E’ñepá.
Na matéria contém três imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: imagem colorida do ministro no púlpito de madeira em pé, vestido de terno claro e óculos, falando ao microfone. No fundo, há uma parede com um mural colorido e cortinas bege. Ao lado do palco, há vasos de plantas tropicais. Na plateia, as pessoas estão sentadas, assistindo a palestra.
Foto 2: imagem colorida do Presidente do TJRR falando em um púlpito de madeira, com a mão esquerda segurando um microfone e a mão direita estendida.
Foto 3: imagem colorida mostra o ministro, o presidente do TJRR, o desembargador Cristovão Súter e um militar em uma área externa, ao ar livre. Ao fundo, há um portão de madeira com uma placa grande e marrom, com o texto "ACOLHIDA ITURANOKO IWARAOTUMA" e "OPERAÇÃO ACOLHIDA".
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
SETEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR