.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Direitos e proteção na fronteira - Meninas e mulheres de Bonfim e Normandia ganham novo olhar da Justiça

 Foto colorida mostra um grupo de pessoas no palco, parte delas sentadas em cadeiras e outras em pé, fazendo falas ao público. À esquerda, há uma intérprete de Libras. O público aparece de costas, acompanhando a programação. Na lateral direita, um telão exibe uma apresentação com uma ilustração de crianças.
 
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) lança hoje (29) a ação “Acesso à Justiça para Meninas e Mulheres de Bonfim e Normandia”, em solenidade no auditório do Fórum Ruy Barbosa, na Comarca de Bonfim. O projeto reúne autoridades municipais e estaduais, lideranças comunitárias e indígenas, além de profissionais das redes de educação, saúde, assistência social e segurança pública.
 
A iniciativa busca ampliar a proteção e o acesso à Justiça para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de atendimentos itinerantes, capacitações e do fortalecimento da rede local de proteção. Dados da CEVID/TJRR mostram que quase metade das medidas protetivas aplicadas em 2023 e 2024 envolveram mulheres indígenas, evidenciando a necessidade de ações direcionadas à região, que apresenta desafios sociais e econômicos específicos, além de significativa presença de comunidades indígenas.
 
Foto colorida mostra a plateia do evento. As pessoas estão sentadas, prestando atenção às falas, algumas registrando o momento com celulares. O auditório é amplo e tem grandes janelas laterais.
 
O projeto é conduzido pelo Gabinete da Juíza Auxiliar da Presidência, pelas Coordenadorias da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) e da Infância e Juventude (CIJ), com apoio do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), responsável pela formatação e documentação da ação. Conta ainda com o patrocínio do presidente do TJRR, Desembargador Leonardo Cupello, e é demandado pela Dra. Lana Leitão Martins.
 
Alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Plano de Gestão do TJRR 2025-2027, a iniciativa integra atendimentos, campanhas de conscientização e capacitações, reforçando a articulação entre o Judiciário e a comunidade, e promovendo maior acesso à justiça, acolhimento e proteção legal para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade nos municípios de Bonfim e Normandia.
 

Na matéria contém duas imagens. Abaixo a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Foto colorida mostra um grupo de pessoas no palco, parte delas sentadas em cadeiras e outras em pé, fazendo falas ao público. À esquerda, há uma intérprete de Libras. O público aparece de costas, acompanhando a programação. Na lateral direita, um telão exibe uma apresentação com uma ilustração de crianças.
Foto 2: Foto colorida mostra a plateia do evento. As pessoas estão sentadas, prestando atenção às falas, algumas registrando o momento com celulares. O auditório é amplo e tem grandes janelas laterais.


Texto: Emily Soares - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte