
Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, uma rede de solidariedade está sendo fortalecida em Roraima. O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Secretaria de Qualidade de Vida (SQV) e do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, está ao lado do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré na ação social que incentiva a arrecadação de frascos de vidro com tampa plástica, essenciais para a coleta e armazenamento do leite doado.
A ação, que segue até o dia 30 de agosto, busca envolver Magistradas, Magistrados, servidoras, servidores e a sociedade em geral. Os frascos arrecadados serão destinados ao Banco de Leite, localizado no Hospital Materno Infantil, na Avenida Brasil, nº 259, bairro 13 de Setembro, em Boa Vista.
De acordo com a secretária de Qualidade de Vida do TJRR, Janaine Voltolini, a campanha reforça como pequenas atitudes podem gerar grandes transformações.
“O apoio ao Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré é de extrema importância porque o aleitamento materno é a base da nutrição saudável e da vida.”
A secretária acrescenta que o gesto de solidariedade vai muito além da doação de frascos, pois representa a chance de garantir saúde e futuro para muitas crianças.
“Ao apoiar o Banco de Leite, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Secretaria de Qualidade de Vida, cumpre um papel essencial, que é incentivar a solidariedade e contribuir para que mais crianças tenham acesso a esse alimento completo e insubstituível.”
Solidariedade que salva vidas
A coleta de leite materno é realizada de forma cuidadosa e segura. As mães doadoras recebem orientações sobre a higienização dos frascos, a forma correta de retirada e o armazenamento adequado do leite. Após a coleta, o material passa por análise e pasteurização, garantindo qualidade e segurança antes de ser oferecido a recém-nascidos internados em UTI's neonatais.
Sem os frascos de vidro esterilizados, esse processo não pode acontecer. Eles são fundamentais para armazenar o leite de forma segura, possibilitando que bebês prematuros recebam um alimento completo, capaz de fortalecer a imunidade e garantir o desenvolvimento adequado.
Para o armazenamento seguro do leite materno, os bancos de leite materno recomendam a utilização de frascos de vidro transparentes, lisos, sem relevos e com tampa de plástico de rosca, que garantem vedação adequada e podem ser reutilizados após esterilização. Entre os exemplos mais comuns estão os vidros de café solúvel. Já os recipientes com tampa metálica, potes de plástico ou frascos lascados e sem vedação correta não devem ser utilizados, pois comprometem a conservação do leite e oferecem risco de contaminação.
Como participar
Para contribuir, basta doar frascos de vidro com tampa plástica, devidamente higienizados. As doações podem ser entregues em diversos pontos de coleta do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR):
- Prédio Administrativo – SGE: Av. Capitão Ene Garcez, nº 1696, bairro São Francisco;
- Fórum Cível Advogado Sobral Pinto – Diretoria: Praça do Centro Cívico, nº 666, bairro Centro;
- Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva – Diretoria: Av. Cabo José Tabira de Alencar Macedo, nº 606, bairro Caranã;
- Fórum da Cidadania – Diretoria: Av. Glaycon de Paiva, nº 550, bairro Centro;
- Palácio da Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos – no NUCRI: Praça do Centro Cívico, nº 296, bairro Centro;
- Secretaria de Qualidade de Vida (SQV): Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, nº 837, bairro São Pedro.
Além desses pontos, as doações também podem ser feitas diretamente no Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré.
A matéria a seguir possui uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: Imagem colorida mostra duas mãos seguram dois potes de vidro, um com tampa laranja e outro com tampa clara, em frente ao Palácio da Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos do TJRR.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR