Cerca de 140 espécies de árvores nativas foram plantadas por servidores, estudantes e colaboradores nas proximidades do Igarapé Caranã.
Uma nova ação voltada à descarbonização, ao desenvolvimento de projetos ecológicos e à conscientização ambiental mobilizou o Judiciário roraimense. Realizada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJRR, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), a iniciativa foi pensada para atender à Resolução CNJ nº 594/2024, que institui o Programa Justiça Carbono Zero. As atividades ocorreram na manhã de quarta-feira, 30 de julho, nas proximidades do Igarapé Caranã.
A chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRR, Paloma Cruz, destacou o impacto da atividade.
“Estamos no Igarapé Caranã, uma área urbana que enfrenta sérios problemas de poluição. O plantio dessas 140 árvores é um passo importante no processo de recuperação ambiental e nas ações de descarbonização promovidas pelo Judiciário.”
O professor de Agronomia da UFRR, Diego Cruz, que acompanhou a turma de alunos participantes, explicou por que o local foi escolhido.
“O Igarapé Caranã sofre com os efeitos da urbanização e da poluição há décadas. As árvores vão ajudar a filtrar elementos presentes na água eutrofizada e contribuir para o reequilíbrio ecológico da área.”
Ainda segundo a chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRR, Paloma Cruz, a ação busca não apenas engajar servidores e estudantes, mas também servir de exemplo para a sociedade, incentivando práticas sustentáveis e o desenvolvimento de iniciativas voltadas à recuperação ambiental.
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) também participou da iniciativa. Por meio de termo de adesão ao acordo. Das 140 mudas plantadas, metade foi doada pelo TJRR e a outra metade, pelo TRE-RR.
A matéria possui três imagens. A seguir as descrições na ordem de publicação:
Foto 1: A imagem mostra um grupo de pessoas espalhadas por uma área aberta de vegetação, plantando mudas. Em primeiro plano, à esquerda, um homem com chapéu de aba larga se ajoelha próximo ao solo, posicionando uma muda verde recém-plantada. À direita, outro homem faz o mesmo. Ao redor dele está uma vegetação rasteira e mudas alinhadas. Mais ao fundo, é possível ver outras pessoas, algumas em pé, outras também agachadas.
Foto 2: A imagem mostra um grupo de pessoas reunido à sombra de árvores grandes, em um momento de preparação para o plantio de mudas. À frente, três pessoas seguram mudas de plantas em sacos pretos e uma mulher de blusa marrom aponta para a frente. Ao seu lado, um homem de crachá observa atentamente. À esquerda, uma mulher de chapéu azul segura uma muda, enquanto outro participante, agachado, se posiciona para o plantio. Mais ao fundo, há dezenas de pessoas de pé.
Foto 3: Foto colorida contém em primeiro plano, um jovem de roupas escuras está agachado, concentrado no plantio de uma muda. Ao fundo, outras pessoas também participam da ação, espalhadas pela área aberta.
Texto: Juiliana Soares - Estagiária de jornalismo e Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 - NUCRI/TJRR