Nove iniciativas inovadoras desenvolvidas no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) estão concorrendo ao Prêmio Innovare 2025 – 22ª Edição. Os projetos idealizados por magistrados e servidores, passaram por visitas técnicas entre os dias 15 e 18 de julho, conduzidas por consultores externos.
As visitas dos consultores do Instituto Innovare tiveram como objetivo verificar de perto a aplicabilidade das práticas que avançaram para a etapa de avaliação, conforme explica o consultor Júlio César Franco.
“A nossa visita não é qualitativa, não avaliamos se a prática é boa ou ruim, ou se merece ou não vencer. Nosso papel é verificar se a prática está de acordo com as normas previstas no regulamento e se está em efetiva execução.”
O chefe do Laboratório de Inovação do TJRR, France James, ressalta que o momento é oportuno para as equipes apresentarem suas iniciativas com mais detalhes e esclarecerem dúvidas.
“Nessa etapa, estamos aqui para suprir dúvidas e esclarecer o que foi solicitado por meio das perguntas direcionadoras, permitindo uma avaliação mais precisa.”
O resultado final será divulgado posteriormente no portal do Prêmio Innovare. Confira abaixo as iniciativas classificadas do Poder Judiciário de Roraima.
Práticas classificadas
Alvitre: Sistema criado para identificar e corrigir dados de partes processuais — pessoas físicas e jurídicas — com cadastros incompletos ou inconsistentes. A iniciativa facilita a emissão de documentos como certidões negativas, fichas de antecedentes criminais, citações, intimações e outros atos processuais.
Intimajus: Vídeos animados fornecidos aos jurisdicionados com informações simplificadas sobre a participação em audiências, disponibilizados em documentos jurídicos por meio de QR-codes, tornando a comunicação mais clara e acessível aos cidadãos.
Prêmio de Inovação: Concurso que incentiva a apresentação de ideias inovadoras voltadas à melhoria contínua da prestação de serviços, estimulando a criatividade na resolução de problemas complexos.
Conectando Saberes – Educação Digital Solidária: Projeto que promove a inclusão digital e fortalece a qualidade da educação no interior do estado, por meio da doação de computadores não utilizados no TJRR.
Central Eletrônica de Mandados: Unidade da Central de Mandados que realiza o cumprimento de ordens judiciais de forma eletrônica, por meio de telefone, WhatsApp e e-mail.
Omnichannel: Ponto de atendimento virtual que reúne, por meio de um bot disponível no WhatsApp, Facebook e site do TJRR, informações sobre processos, datas de audiências, certidões negativas e demais serviços judiciais.
Escolas Restaurativas – Educando para a Paz: Iniciativa que implementa metodologias restaurativas no ambiente escolar, promovendo a cultura de paz, escuta, responsabilização e fortalecimento de vínculos na comunidade educativa.
Apoena: Projeto voltado à implementação da Justiça Restaurativa em abrigos femininos, com foco em adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade, criando espaços seguros de escuta, diálogo e reconstrução de vínculos.
Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher Indígena em Roraima: Produção e compartilhamento de vídeos educativos bilíngues sobre o combate à violência doméstica nas comunidades indígenas, respeitando suas tradições e cultura.
Sobre o Prêmio Innovare
Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo dar visibilidade e disseminar práticas inovadoras desenvolvidas no âmbito do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia pública e privada, que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
As categorias do prêmio são: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e Cidadania, e CNJ.
A matéria possui uma imagem. Abaixo a descrição:
Foto 1: Foto colorida de duas mulheres uma a frente a outra. Uma servidora do tj explicando a prática e outra avaliadora
A matéria possui acima um slide com cinco imagens. Abaixo a descrição.
Foto 1: Imagem colorida mostra três homens sentados em uma sala. Dois deles estão à esquerda e à direita, sentados em cadeiras pretas de escritório, de costas para a câmera, conversando e gesticulando. Entre eles, em uma mesa colorida em blocos de vermelho, azul e amarelo, um terceiro homem está sentado de frente para a câmera, olhando para o homem à direita. Ao fundo, duas televisões grandes estão penduradas na parede, exibindo a logo "inovajurr" e uma apresentação. Há janelas grandes com persianas brancas.
Foto 2: Imagem colorida de duas mulheres uma a frente a outra. Uma servidora do TJ explicando a prática para a avaliadora.
Foto 3: Imagem colorida de um grupo de servidores em uma sala de reunião.
Foto 4: Imagem colorida de um grupo de servidores homens em uma sala de reunião em direção a uma tv.
Foto 5: Imagem colorida em ambiente externo no qual contém seis pessoas, sendo cinco mulheres em pé e o consultor.
Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 – NUCRI/TJRR