.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

CARBONO ZERO - Tribunais ganham apoio técnico do CNJ para alcançar neutralidade de carbono

 
Imagem promocional com fundo verde escuro e a frase "ACESSE A CARTILHA" no topo. Ao centro, há um livro com a capa ilustrando uma balança da Justiça pendurada em um galho de árvore, simbolizando equilíbrio ambiental. O título do livro é "Justiça Carbono Zero", com subtítulo “Passo a passo para a descarbonização do Poder Judiciário”. Na parte inferior, aparecem os logotipos do STF, CNJ e do Poder Judiciário do Estado de Roraima.
 
Com o objetivo de apoiar os tribunais e instituições públicas na transição para um modelo mais sustentável, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibilizou uma cartilha com orientações práticas para a descarbonização do Poder Judiciário. A iniciativa integra o Programa Justiça Carbono Zero, que busca estimular ações de medição, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE), alinhadas à agenda ambiental do Judiciário brasileiro.
 
A publicação foi elaborada como um guia técnico e estratégico, voltado à implementação de práticas sustentáveis nos órgãos da Justiça. O material está estruturado em três partes: a primeira apresenta conceitos fundamentais sobre descarbonização e seus impactos; a segunda detalha os pilares da Resolução CNJ nº 594/2024 — que trata do inventário de emissões, da mitigação e da compensação; e a terceira reúne recursos e ferramentas úteis para apoiar os tribunais no cumprimento da norma.
 
A cartilha também serve como subsídio para a adoção de medidas que contribuam com a neutralidade de carbono nas instituições públicas, além de representar mais um passo rumo à consolidação de uma cultura organizacional comprometida com a sustentabilidade.
 
 

 
A matéria possui uma imagem. A seguir a descrição: 

Foto 1: Imagem promocional com fundo verde escuro e a frase "ACESSE A CARTILHA" no topo. Ao centro, há um livro com a capa ilustrando uma balança da Justiça pendurada em um galho de árvore, simbolizando equilíbrio ambiental. O título do livro é "Justiça Carbono Zero", com subtítulo “Passo a passo para a descarbonização do Poder Judiciário”. Na parte inferior, aparecem os logotipos do STF, CNJ e do Poder Judiciário do Estado de Roraima.
 

 
Texto: Informações CNJ 
Foto: CNJ
JULHO/2025 - NUCRI/TJRR
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte