
Por meio da Unidade de Justiça Restaurativa do Poder Judiciário de Roraima, coordenada pelo juiz Marcelo Lima de Oliveira, foi iniciada nesta semana a execução do projeto “Escolas Restaurativas: Educando para a Paz” na Escola Municipal Tereza Maciel, em Boa Vista. A ação marca o início das atividades previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre o TJRR e a Secretaria Municipal de Educação (SMEC).
A proposta é introduzir práticas restaurativas no ambiente escolar, incentivando o diálogo, a empatia e a resolução pacífica e colaborativa de conflitos.
Segundo Valeska Cristiane, chefe da Unidade de Justiça Restaurativa do TJRR, a Escola Tereza Maciel é a primeira instituição da capital a ser contemplada com o projeto:
“Esse é um momento significativo. Hoje damos início, de forma efetiva, à implementação da Justiça Restaurativa nas escolas. Por meio dos círculos de construção de paz, atuamos com alunos, professores, familiares e toda a comunidade escolar na transformação dos conflitos do cotidiano.”

As atividades envolvem estudantes do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, com encontros baseados em dinâmicas de escuta ativa, identificação das necessidades dos alunos e construção coletiva de soluções para os desafios da convivência escolar.
“É uma forma de lidar com os conflitos de maneira relacional, ouvindo as crianças e criando um ambiente mais harmonioso. A escola é um espaço privilegiado para desenvolver habilidades de convivência e cooperação”, destacou Valeska.
O projeto “Escolas Restaurativas” integra as diretrizes do Programa Justiça Restaurativa nas Escolas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e busca contribuir para uma cultura de paz dentro e fora da sala de aula.

A expectativa é de que novas escolas sejam atendidas nos próximos meses, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo os laços entre o Judiciário, a educação e a comunidade.
A matéria possui três imagens. A seguir a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: A fotografia mostra uma sala de aula clara e organizada, com crianças e adultos reunidos em círculo para uma roda de conversa. Cerca de dez crianças com uniforme verde e quatro adultos participam da atividade, em um ambiente de diálogo e atenção mútua. No centro da imagem, uma girafa de pelúcia — vista também em outra foto — está sobre uma carteira.
Foto 2: Duas meninas, com cerca de 8 a 10 anos, são fotografadas em um momento espontâneo de alegria em sala de aula. Elas usam uniforme verde com detalhes amarelos e estão sentadas lado a lado em uma carteira com tampo azul-escuro. A menina da esquerda sorri para a câmera segurando uma girafa de pelúcia, enquanto a da direita olha para o lado. Sobre a mesa, há materiais escolares como estojo, folhas e canetas.
Foto 3: A imagem mostra um tapete redondo de crochê marrom e bege no chão, com uma girafa de pelúcia ao centro. Ao redor da girafa, há cartões coloridos com regras de convivência como “Manter a confidencialidade” e “Não fazer julgamentos”.
Texto: Mairon Compagnon – Jornalista
Fotos: Nucri/TJRR
JULHO/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: Nucri/TJRR
JULHO/2025 – NUCRI/TJRR